A Infância constitui-se como uma das fases mais importantes no processo de aquisição de conhecimentos e aprendizagem, contendo as primeiras experiências e interações como elementos motrizes no processo de desenvolvimento da criança. Este trabalho tem por objetivo investigar o papel que a instituição da educação infantil, a creche, possui nesse processo mediante sua estrutura de funcionamento através da organização do seu espaço e tempo como elementos fundamentais que devem ser criados e recriados pela via de uma infância ativa. Tratase de uma pesquisa bibliográfica, com contribuições de autores que versam sobre a Infância e os aspectos constituintes da creche como: Barbosa (2000) e Campos-de-Carvalho; Padovani (2000), constituindo-se também como documental, ao utilizar documento como a Base Nacional Comum Curricular (2017) que referencia a educação infantil, norteando os eixos a serem trabalhados nessa fase. Os resultados apontam a creche como um ambiente propício ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, o que requer uma organização do seu espaço, rotina e tempo, tendo a brincadeira como eixo estruturante e norteador da criação de possibilidades e da fantasia da criança como parte integrante de seu processo ativo. Aponta-se para a importância da creche ser um ambiente acolhedor de modo a promover possibilidades que vão de encontro à interação e ressignificação do seu espaço através do envolvimento e centralidade da criança na construção das práticas desenvolvidas.