O presente artigo tem por incumbência discutir os impactos da reforma e da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), que traz a proposta de formar um aluno técnico e profissional. Essa reforma advém da Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, trazendo mudanças com ênfase a formação técnica desconsiderando o protagonismo estudantil. Desse modo, o objetivo geral é analisar os desafios e as possibilidades do fazer pedagógico e as possíveis consequências na formação dos estudantes frente ao novo modelo educacional proposto pelo NEM. O presente trabalho se desenvolverá metodologicamente a partir de um estudo documental. Nos ancoramos em teóricos tais como: Paulo Freire e outros, que discutem um ensino que vise a conscientização do aluno no que diz respeito à educação de qualidade e efetiva. Conclui-se, portanto, que a educação está diante de mais uma possível precarização do ensino, que ora intensifica-se com a propositura dos itinerários que visam aptidão em habilidades técnicas, e desconsideram a formação do sujeito emancipado consciente de seu papel em sociedade. Novo Ensino Médio, Ensino técnico, Precariedade.