O presente estudo tem como proposta a Sequência Didática (SD), baseada nos conceitos de Dolz, Noverraz e Schneuwly com o gênero discursivo notícia nas aulas de Língua Portuguesa direcionada ao 5º ano do ensino fundamental. Nesta etapa de ensino, a leitura exige compreensão, além de proporcionar o contato com distintos gêneros tornando-se essencial para a formação intelectual/social das crianças. Tal gênero é de caráter jornalístico e está presente no dia-a-dia com o intuito de informar os fatos reais do cotidiano, veiculados aos meios de comunicação como: jornais, rádio, internet, televisão, entre outros. Nele são apresentados textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, tendo uma linguagem formal, clara e objetiva. A sequência didática é uma forma de organizar metodologicamente, de forma sequencial, as execuções de atividades, melhorando a forma da interação do aluno com o professor e com os conteúdos trabalhados em sala de aula, possibilitando o incentivo de praticar o hábito da leitura. Sendo assim, o aluno através da sequência didática fará algumas reflexões diante do gênero abordado, mostrando quais conhecimentos já se tem sobre o gênero textual notícia, tendo a possibilidade de produzir textos, que trará grandes resultados na escrita e interpretação das leituras no qual os alunos irão praticar, possibilitando a construção de novos saberes. A metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico baseado nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular, nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa e nos autores de Genebra Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e Silva (1999). Espera-se que através desta proposta, os alunos possam desenvolver suas habilidades e competências de forma criativa, colocando em prática seus conhecimentos e desenvolver a leitura e escrita para a prática social.