Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95908
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 11238
    "titulo" => "O GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - REFLEXÕES E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente estudo tem como proposta a Sequência Didática (SD), baseada nos conceitos de Dolz, Noverraz e Schneuwly com o gênero discursivo notícia nas aulas de Língua Portuguesa direcionada ao 5º ano do ensino fundamental. Nesta etapa de ensino, a leitura exige compreensão, além de proporcionar o contato com distintos gêneros tornando-se essencial para a formação intelectual/social das crianças. Tal gênero é de caráter jornalístico e está presente no dia-a-dia com o intuito de informar os fatos reais do cotidiano, veiculados aos meios de comunicação como: jornais, rádio, internet, televisão, entre outros. Nele são apresentados textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, tendo uma linguagem formal, clara e objetiva. A sequência didática é uma forma de organizar metodologicamente, de forma sequencial, as execuções de atividades, melhorando a forma da interação do aluno com o professor e com os conteúdos trabalhados em sala de aula, possibilitando o incentivo de praticar o hábito da leitura. Sendo assim, o aluno através da sequência didática fará algumas reflexões diante do gênero abordado, mostrando quais conhecimentos já se tem sobre o gênero textual notícia, tendo a possibilidade de produzir textos, que trará grandes resultados na escrita e interpretação das leituras no qual os alunos irão praticar, possibilitando a construção de novos saberes. A metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico baseado nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular, nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa e nos autores de Genebra Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e Silva (1999). Espera-se que através desta proposta, os alunos possam desenvolver suas habilidades e competências de forma criativa, colocando em prática seus conhecimentos e desenvolver a leitura e escrita para a prática social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581976228656_19122023101514.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:15:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissacoelho34@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95908
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1651
    "inscrito_id" => 11238
    "titulo" => "O GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - REFLEXÕES E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente estudo tem como proposta a Sequência Didática (SD), baseada nos conceitos de Dolz, Noverraz e Schneuwly com o gênero discursivo notícia nas aulas de Língua Portuguesa direcionada ao 5º ano do ensino fundamental. Nesta etapa de ensino, a leitura exige compreensão, além de proporcionar o contato com distintos gêneros tornando-se essencial para a formação intelectual/social das crianças. Tal gênero é de caráter jornalístico e está presente no dia-a-dia com o intuito de informar os fatos reais do cotidiano, veiculados aos meios de comunicação como: jornais, rádio, internet, televisão, entre outros. Nele são apresentados textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, tendo uma linguagem formal, clara e objetiva. A sequência didática é uma forma de organizar metodologicamente, de forma sequencial, as execuções de atividades, melhorando a forma da interação do aluno com o professor e com os conteúdos trabalhados em sala de aula, possibilitando o incentivo de praticar o hábito da leitura. Sendo assim, o aluno através da sequência didática fará algumas reflexões diante do gênero abordado, mostrando quais conhecimentos já se tem sobre o gênero textual notícia, tendo a possibilidade de produzir textos, que trará grandes resultados na escrita e interpretação das leituras no qual os alunos irão praticar, possibilitando a construção de novos saberes. A metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico baseado nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular, nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa e nos autores de Genebra Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e Silva (1999). Espera-se que através desta proposta, os alunos possam desenvolver suas habilidades e competências de forma criativa, colocando em prática seus conhecimentos e desenvolver a leitura e escrita para a prática social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581976228656_19122023101514.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 10:15:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissacoelho34@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo tem como proposta a Sequência Didática (SD), baseada nos conceitos de Dolz, Noverraz e Schneuwly com o gênero discursivo notícia nas aulas de Língua Portuguesa direcionada ao 5º ano do ensino fundamental. Nesta etapa de ensino, a leitura exige compreensão, além de proporcionar o contato com distintos gêneros tornando-se essencial para a formação intelectual/social das crianças. Tal gênero é de caráter jornalístico e está presente no dia-a-dia com o intuito de informar os fatos reais do cotidiano, veiculados aos meios de comunicação como: jornais, rádio, internet, televisão, entre outros. Nele são apresentados textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, tendo uma linguagem formal, clara e objetiva. A sequência didática é uma forma de organizar metodologicamente, de forma sequencial, as execuções de atividades, melhorando a forma da interação do aluno com o professor e com os conteúdos trabalhados em sala de aula, possibilitando o incentivo de praticar o hábito da leitura. Sendo assim, o aluno através da sequência didática fará algumas reflexões diante do gênero abordado, mostrando quais conhecimentos já se tem sobre o gênero textual notícia, tendo a possibilidade de produzir textos, que trará grandes resultados na escrita e interpretação das leituras no qual os alunos irão praticar, possibilitando a construção de novos saberes. A metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico baseado nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular, nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa e nos autores de Genebra Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004) e Silva (1999). Espera-se que através desta proposta, os alunos possam desenvolver suas habilidades e competências de forma criativa, colocando em prática seus conhecimentos e desenvolver a leitura e escrita para a prática social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.