Educar na diversidade do sujeito e combater adversidades em sala de aula são desafios que a comunidade escolar enfrenta cotidianamente. Este trabalho está relacionado ao ensino de Física e tem como objetivo contribuir com a pesquisa sobre ensino de Física na educação de surdos, levando em consideração as dificuldades e desafios da área. O ensino de Física apresenta desafios próprios devido à complexidade dos conceitos, à matemática envolvida e à abordagem teórico-prática da disciplina. A atuação no ensino da Física no contexto da Educação Inclusiva para Surdos leva a uma série de obstáculos na dinâmica entre o professor, Tradutor Intérprete de Libras (TILS) e aluno surdo. Corroborando as dificuldades encontradas, têm sido publicadas revisões de literatura visando investigar aspectos específicos sobre o assunto. Neste trabalho, revisitamos revisões de literatura sobre a temática, publicadas em periódicos entre os anos de 2017 e 2022, com o objetivo de aprofundar nossa compreensão através da construção de um Discurso de Sujeito Coletivo (DSC). O DSC expressa o pensamento de um coletivo como se fosse uma entidade única, possuindo o potencial de melhorar o conhecimento sobre o assunto por sua eficácia em simplificar informações, destacar conceitos, prover uma visão geral e evitar generalizações inadequadas. Neste sentido a construção do DSC permitiu reunir as dificuldades no ensino, na capacitação dos profissionais, na ação docente e no enfrentamento de entraves estruturais e pedagógicos elencados nas revisões analisadas em um discurso unificado no qual as diferentes conclusões são discutidas de forma articulada. A pesquisa possibilitou elencar as barreiras encontradas pelos protagonistas para o ensino da Física, observar falhas e sucessos em propostas de ensino e perceber dificuldades no ensino e aprendizagem de conceitos científicos na Libras. Ademais, observamos que este é um campo rico em pesquisa, discussão e reflexão acerca das políticas públicas de educação de surdos.