Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO DA GEOGRAFIA FÍSICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS E EXPERIÊNCIAS A SEREM PARTILHADOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100683
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8094
    "inscrito_id" => 22812
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO DA GEOGRAFIA FÍSICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS E EXPERIÊNCIAS A SEREM PARTILHADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho, intitulado “a importância da aula campo na Geografia Física para a formação docente: relatos de experiência a serem partilhados”, aborda a relação entre o exercício da parte prática na Geografia Física (aulas de campo) e sua influência na formação docente dos futuros professores de Geografia, destacando, por meio de uma análise crítica e transversal, assentada em uma perspectiva educacional, a relevância das aulas de campo enquanto ferramenta metodológica imprescindível à formação docente dentro da Geografia. Nesse viés, esse trabalho tem como objetivo geral compreender a interrelação existente entre as aulas de campo na Geografia Física e sua influência na formação docente. A justificativa para a elaboração deste resumo centra-se na inquietação, curiosidade e vontade de dois graduandos em Licenciatura em Geografia da UERN, em querer partilhar conhecimentos teóricos e práticos acerca da influência exercida pelas aulas de campo em suas formações, evidenciando suas vivências e experiências em campo. O texto está estruturado em duas seções: 1) o campo como mediador da relação entre teoria e prática na Geografia Física; e 2) relato de experiência de aula de campo de geografia física. A primeira seção visa a abordar a metodologia da aula de campo em geografia, em sua fundamentação teórica e sobre como proceder, discutindo de que forma as aulas de campo configuram-se como uma ferramenta metodológica, frisando sua intrínseca relação com a prática. A segunda apresenta os relatos de experiência sobre aulas de campo de geografia física. Os resultados encontrados referem-se aos relatos e experiências dos autores do presente texto, que conseguiram relacionar a teoria com a prática, por exemplo, a partir da identificação dos variados tipos de rochas e geoformas presentes no campo, bem como diagnosticar suas dificuldades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22812_TB8094_10122023233942.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROMENIQUE PEREIRA PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "ROMENIQUE"
    "autor_email" => "romenickpimentel@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100683
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8094
    "inscrito_id" => 22812
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO DA GEOGRAFIA FÍSICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS E EXPERIÊNCIAS A SEREM PARTILHADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho, intitulado “a importância da aula campo na Geografia Física para a formação docente: relatos de experiência a serem partilhados”, aborda a relação entre o exercício da parte prática na Geografia Física (aulas de campo) e sua influência na formação docente dos futuros professores de Geografia, destacando, por meio de uma análise crítica e transversal, assentada em uma perspectiva educacional, a relevância das aulas de campo enquanto ferramenta metodológica imprescindível à formação docente dentro da Geografia. Nesse viés, esse trabalho tem como objetivo geral compreender a interrelação existente entre as aulas de campo na Geografia Física e sua influência na formação docente. A justificativa para a elaboração deste resumo centra-se na inquietação, curiosidade e vontade de dois graduandos em Licenciatura em Geografia da UERN, em querer partilhar conhecimentos teóricos e práticos acerca da influência exercida pelas aulas de campo em suas formações, evidenciando suas vivências e experiências em campo. O texto está estruturado em duas seções: 1) o campo como mediador da relação entre teoria e prática na Geografia Física; e 2) relato de experiência de aula de campo de geografia física. A primeira seção visa a abordar a metodologia da aula de campo em geografia, em sua fundamentação teórica e sobre como proceder, discutindo de que forma as aulas de campo configuram-se como uma ferramenta metodológica, frisando sua intrínseca relação com a prática. A segunda apresenta os relatos de experiência sobre aulas de campo de geografia física. Os resultados encontrados referem-se aos relatos e experiências dos autores do presente texto, que conseguiram relacionar a teoria com a prática, por exemplo, a partir da identificação dos variados tipos de rochas e geoformas presentes no campo, bem como diagnosticar suas dificuldades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22812_TB8094_10122023233942.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROMENIQUE PEREIRA PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "ROMENIQUE"
    "autor_email" => "romenickpimentel@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho, intitulado “a importância da aula campo na Geografia Física para a formação docente: relatos de experiência a serem partilhados”, aborda a relação entre o exercício da parte prática na Geografia Física (aulas de campo) e sua influência na formação docente dos futuros professores de Geografia, destacando, por meio de uma análise crítica e transversal, assentada em uma perspectiva educacional, a relevância das aulas de campo enquanto ferramenta metodológica imprescindível à formação docente dentro da Geografia. Nesse viés, esse trabalho tem como objetivo geral compreender a interrelação existente entre as aulas de campo na Geografia Física e sua influência na formação docente. A justificativa para a elaboração deste resumo centra-se na inquietação, curiosidade e vontade de dois graduandos em Licenciatura em Geografia da UERN, em querer partilhar conhecimentos teóricos e práticos acerca da influência exercida pelas aulas de campo em suas formações, evidenciando suas vivências e experiências em campo. O texto está estruturado em duas seções: 1) o campo como mediador da relação entre teoria e prática na Geografia Física; e 2) relato de experiência de aula de campo de geografia física. A primeira seção visa a abordar a metodologia da aula de campo em geografia, em sua fundamentação teórica e sobre como proceder, discutindo de que forma as aulas de campo configuram-se como uma ferramenta metodológica, frisando sua intrínseca relação com a prática. A segunda apresenta os relatos de experiência sobre aulas de campo de geografia física. Os resultados encontrados referem-se aos relatos e experiências dos autores do presente texto, que conseguiram relacionar a teoria com a prática, por exemplo, a partir da identificação dos variados tipos de rochas e geoformas presentes no campo, bem como diagnosticar suas dificuldades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.