Historicamente, a disciplina de física tem sido frequentemente considerada pelos alunos como uma das áreas mais difíceis das ciências. Isso pode ser atribuído, em parte, à dificuldade de representar os conceitos físicos, criando assim uma dissociação entre esses conceitos e sua aplicação prática. Alguns estudos demonstram ainda que a disciplina vem sendo ministrada de modo tradicional, recorrendo a cálculos, fórmulas e conceitos descontextualizados da realidade dos alunos. Entretanto, muitas são as iniciativas que buscam reverter a representação construída em torno da Física, a qual a considera uma disciplina difícil de aprender. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ensino médio, utilizando jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática presente neste trabalho é formada três oficinas de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: cinemática, dinâmica e energia. A sequência didática propiciara uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa, por meio do diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, os usos dos jogos didáticos permitirão que o conteúdo seja apresentado com mais clareja e os conceitos referentes a física sejam ilustrados de maneira didática.