Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESMISTIFICANDO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95896
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1638
    "inscrito_id" => 12249
    "titulo" => "DESMISTIFICANDO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Historicamente, a disciplina de física tem sido frequentemente considerada pelos alunos como uma das áreas mais difíceis das ciências. Isso pode ser atribuído, em parte, à dificuldade de representar os conceitos físicos, criando assim uma dissociação entre esses conceitos e sua aplicação prática. Alguns estudos demonstram ainda que a disciplina vem sendo ministrada de modo tradicional, recorrendo a cálculos, fórmulas e conceitos descontextualizados da realidade dos alunos. Entretanto, muitas são as iniciativas que buscam reverter a representação construída em torno da Física, a qual a considera uma disciplina difícil de aprender. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ensino médio, utilizando jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática presente neste trabalho é formada três oficinas de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: cinemática, dinâmica e energia. A sequência didática propiciara uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa, por meio do diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, os usos dos jogos didáticos permitirão que o conteúdo seja apresentado com mais clareja e os conceitos referentes a física sejam ilustrados de maneira didática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12249_TB1638_08122023232615.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERISON ELUIZ PEREIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ERISON PEREIRA"
    "autor_email" => "pereiraerison903@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95896
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1638
    "inscrito_id" => 12249
    "titulo" => "DESMISTIFICANDO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Historicamente, a disciplina de física tem sido frequentemente considerada pelos alunos como uma das áreas mais difíceis das ciências. Isso pode ser atribuído, em parte, à dificuldade de representar os conceitos físicos, criando assim uma dissociação entre esses conceitos e sua aplicação prática. Alguns estudos demonstram ainda que a disciplina vem sendo ministrada de modo tradicional, recorrendo a cálculos, fórmulas e conceitos descontextualizados da realidade dos alunos. Entretanto, muitas são as iniciativas que buscam reverter a representação construída em torno da Física, a qual a considera uma disciplina difícil de aprender. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ensino médio, utilizando jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática presente neste trabalho é formada três oficinas de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: cinemática, dinâmica e energia. A sequência didática propiciara uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa, por meio do diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, os usos dos jogos didáticos permitirão que o conteúdo seja apresentado com mais clareja e os conceitos referentes a física sejam ilustrados de maneira didática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12249_TB1638_08122023232615.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERISON ELUIZ PEREIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ERISON PEREIRA"
    "autor_email" => "pereiraerison903@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Historicamente, a disciplina de física tem sido frequentemente considerada pelos alunos como uma das áreas mais difíceis das ciências. Isso pode ser atribuído, em parte, à dificuldade de representar os conceitos físicos, criando assim uma dissociação entre esses conceitos e sua aplicação prática. Alguns estudos demonstram ainda que a disciplina vem sendo ministrada de modo tradicional, recorrendo a cálculos, fórmulas e conceitos descontextualizados da realidade dos alunos. Entretanto, muitas são as iniciativas que buscam reverter a representação construída em torno da Física, a qual a considera uma disciplina difícil de aprender. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no ensino médio, utilizando jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática presente neste trabalho é formada três oficinas de conceitos estudados no primeiro ano do ensino médio, sendo eles: cinemática, dinâmica e energia. A sequência didática propiciara uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa, por meio do diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, os usos dos jogos didáticos permitirão que o conteúdo seja apresentado com mais clareja e os conceitos referentes a física sejam ilustrados de maneira didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.