O presente trabalho tem como objetivo apresentar os desafios na implementação da Unidade Curricular de Projeto de Vida, nas unidades escolares de Ensino Médio em Tempo Parcial, no Estado do Tocantins, bem como compreender as contribuições que ele pode trazer aos estudantes nesta etapa de finalização da Educação Básica. O Projeto de Vida está contemplado na BNCC, por meio da competência 6, a qual propõem desenvolver nos estudantes escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade. Com a Lei 13.415/20017, conhecida popularmente como a Lei do Novo Ensino Médio, que institui alterações, estabelecendo maior integração e flexibilidade curricular por meio da oferta de itinerários formativos, cada estado da federação precisou adequar a sua proposta curricular a este novo modelo. É neste contexto de implementação que abordaremos os desafios e as possibilidades inerentes ao Projeto de Vida. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa estará permeada na pesquisa bibliográfica e documental. A primeira se debruçará em pesquisadores sobre a temática como Damon (2008), Araújo (2020), Arantes (2020) e Pinheiro (2020). A pesquisa documental será permeada pela BNCC do Ensino Médio (2017) e pelo Documento Curricular do Território do Tocantins (2022). Desta forma, ao conhecer as dificuldades e desafios encontrados na implementação do Projeto de Vida, possa-se traçar plano de ação para fortalecer esta Unidade Curricular que tem uma grande importância para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos estudantes.