Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96043
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1830
    "inscrito_id" => 6768
    "titulo" => "O PERFIL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL"
    "resumo" => "O artigo científico intitulado “O perfil dos alunos da educação de jovens e adultos numa perspectiva histórico-social” aqui apresentado, tem como principal objetivo conceituar, analisar e refletir as questões histórico-sociais que exercem influência sob o ensino de jovens e adultos no Brasil. Pretende-se também compreender de forma clara qual é o perfil do aluno no qual a EJA se destina nos dias atuais, visto que, é percebível uma mudança nesse público de alunos. As idades são variadas, os costumes se diferenciam, as razões pelo qual não conseguiram concluir seus estudos são também distintas. E é a partir dessas reflexões que se pretende entender um pouco mais sobre a visão preconceituosa que a sociedade e as forças governamentais insistem em colocar em cima dessa modalidade de ensino que é tão subestimada. O problema principal é exatamente a falta da práxis metodológica, o ato de refletir-agir-refletir não condiz com o cenário escolar desse público. Nesse sentido, surge as seguintes indagações: Como deve se dar a relação do docente com esse aluno que está voltando para a escola depois de tanto tempo? Quais as metodologias que devem nortear esse processo de (re) educação? E como objetivo principal dessa pesquisa, é necessário analisar qual é o perfil do aluno e a posição que, este ocupa na Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar nessa reflexão, foi necessário entender e buscar o olhar de alguns autores, sendo eles, Freire (1980), Gonsalves (2001), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6768_TB1830_10102023101636.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA RÉGIA CALDAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoria182017@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96043
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1830
    "inscrito_id" => 6768
    "titulo" => "O PERFIL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL"
    "resumo" => "O artigo científico intitulado “O perfil dos alunos da educação de jovens e adultos numa perspectiva histórico-social” aqui apresentado, tem como principal objetivo conceituar, analisar e refletir as questões histórico-sociais que exercem influência sob o ensino de jovens e adultos no Brasil. Pretende-se também compreender de forma clara qual é o perfil do aluno no qual a EJA se destina nos dias atuais, visto que, é percebível uma mudança nesse público de alunos. As idades são variadas, os costumes se diferenciam, as razões pelo qual não conseguiram concluir seus estudos são também distintas. E é a partir dessas reflexões que se pretende entender um pouco mais sobre a visão preconceituosa que a sociedade e as forças governamentais insistem em colocar em cima dessa modalidade de ensino que é tão subestimada. O problema principal é exatamente a falta da práxis metodológica, o ato de refletir-agir-refletir não condiz com o cenário escolar desse público. Nesse sentido, surge as seguintes indagações: Como deve se dar a relação do docente com esse aluno que está voltando para a escola depois de tanto tempo? Quais as metodologias que devem nortear esse processo de (re) educação? E como objetivo principal dessa pesquisa, é necessário analisar qual é o perfil do aluno e a posição que, este ocupa na Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar nessa reflexão, foi necessário entender e buscar o olhar de alguns autores, sendo eles, Freire (1980), Gonsalves (2001), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6768_TB1830_10102023101636.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA RÉGIA CALDAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoria182017@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo científico intitulado “O perfil dos alunos da educação de jovens e adultos numa perspectiva histórico-social” aqui apresentado, tem como principal objetivo conceituar, analisar e refletir as questões histórico-sociais que exercem influência sob o ensino de jovens e adultos no Brasil. Pretende-se também compreender de forma clara qual é o perfil do aluno no qual a EJA se destina nos dias atuais, visto que, é percebível uma mudança nesse público de alunos. As idades são variadas, os costumes se diferenciam, as razões pelo qual não conseguiram concluir seus estudos são também distintas. E é a partir dessas reflexões que se pretende entender um pouco mais sobre a visão preconceituosa que a sociedade e as forças governamentais insistem em colocar em cima dessa modalidade de ensino que é tão subestimada. O problema principal é exatamente a falta da práxis metodológica, o ato de refletir-agir-refletir não condiz com o cenário escolar desse público. Nesse sentido, surge as seguintes indagações: Como deve se dar a relação do docente com esse aluno que está voltando para a escola depois de tanto tempo? Quais as metodologias que devem nortear esse processo de (re) educação? E como objetivo principal dessa pesquisa, é necessário analisar qual é o perfil do aluno e a posição que, este ocupa na Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar nessa reflexão, foi necessário entender e buscar o olhar de alguns autores, sendo eles, Freire (1980), Gonsalves (2001), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.