O artigo científico intitulado “O perfil dos alunos da educação de jovens e adultos numa perspectiva histórico-social” aqui apresentado, tem como principal objetivo conceituar, analisar e refletir as questões histórico-sociais que exercem influência sob o ensino de jovens e adultos no Brasil. Pretende-se também compreender de forma clara qual é o perfil do aluno no qual a EJA se destina nos dias atuais, visto que, é percebível uma mudança nesse público de alunos. As idades são variadas, os costumes se diferenciam, as razões pelo qual não conseguiram concluir seus estudos são também distintas. E é a partir dessas reflexões que se pretende entender um pouco mais sobre a visão preconceituosa que a sociedade e as forças governamentais insistem em colocar em cima dessa modalidade de ensino que é tão subestimada. O problema principal é exatamente a falta da práxis metodológica, o ato de refletir-agir-refletir não condiz com o cenário escolar desse público. Nesse sentido, surge as seguintes indagações: Como deve se dar a relação do docente com esse aluno que está voltando para a escola depois de tanto tempo? Quais as metodologias que devem nortear esse processo de (re) educação? E como objetivo principal dessa pesquisa, é necessário analisar qual é o perfil do aluno e a posição que, este ocupa na Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar nessa reflexão, foi necessário entender e buscar o olhar de alguns autores, sendo eles, Freire (1980), Gonsalves (2001), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d).