HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO FORMATIVO EDUCACIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95837 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1561 "inscrito_id" => 9448 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO FORMATIVO EDUCACIONAL" "resumo" => "Em cenários tão mutáveis, a prática de leitura torna-se cada vez mais difícil. A história em quadrinhos entra nesse cenário como uma ferramenta de estímulo, visto que é possível através da mesma exercitar uma prática de leitura atrativa para crianças; uma forma de viajar nas histórias e de ver o mundo de uma forma diferente, despertando no leitor através dos personagens preferidos e as histórias a ligação do imaginário com aspectos vivenciais. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como a prática desenvolvida pelo Projeto +Infância do Sesc Campos, onde crianças de 6 a 12 anos participam de atividades educativas no contraturno e criaram através do teatro musical intitulado “Aventuras através do Espaço\x02Tempo” um livro de histórias em quadrinhos confeccionado pelos próprios alunos que contribuiu em seus processos formativos desenvolvedores. Para examinar o objetivo principal desse estudo, foi realizada uma entrevista com as educadoras do projeto afim de relatar as ações desenvolvidas nesse trabalho a fim de detectar percepções e possíveis desafios a serem suplantados. Essa pesquisa evidencia as potencialidades das crianças em suas trajetórias de moldar e reinventar a realidade através do brincar e da leitura. Entende-se que esse material exposto como modelo inspire educadores a aplicarem iniciativas pedagógicas semelhantes a essa em suas escolas. Também é possível verificar o quão essa prática de leitura instiga a imaginação infantil e reforça a necessidade de mais trabalhos e investigações nesse âmbito a serem realizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9448_TB1561_11112023161231.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MABEL LOPES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "MABEL" "autor_email" => "mabellopes27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95837 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1561 "inscrito_id" => 9448 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO FORMATIVO EDUCACIONAL" "resumo" => "Em cenários tão mutáveis, a prática de leitura torna-se cada vez mais difícil. A história em quadrinhos entra nesse cenário como uma ferramenta de estímulo, visto que é possível através da mesma exercitar uma prática de leitura atrativa para crianças; uma forma de viajar nas histórias e de ver o mundo de uma forma diferente, despertando no leitor através dos personagens preferidos e as histórias a ligação do imaginário com aspectos vivenciais. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como a prática desenvolvida pelo Projeto +Infância do Sesc Campos, onde crianças de 6 a 12 anos participam de atividades educativas no contraturno e criaram através do teatro musical intitulado “Aventuras através do Espaço\x02Tempo” um livro de histórias em quadrinhos confeccionado pelos próprios alunos que contribuiu em seus processos formativos desenvolvedores. Para examinar o objetivo principal desse estudo, foi realizada uma entrevista com as educadoras do projeto afim de relatar as ações desenvolvidas nesse trabalho a fim de detectar percepções e possíveis desafios a serem suplantados. Essa pesquisa evidencia as potencialidades das crianças em suas trajetórias de moldar e reinventar a realidade através do brincar e da leitura. Entende-se que esse material exposto como modelo inspire educadores a aplicarem iniciativas pedagógicas semelhantes a essa em suas escolas. Também é possível verificar o quão essa prática de leitura instiga a imaginação infantil e reforça a necessidade de mais trabalhos e investigações nesse âmbito a serem realizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9448_TB1561_11112023161231.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MABEL LOPES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "MABEL" "autor_email" => "mabellopes27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }