Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O CONCEITO DE POLINÔMIOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100924
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8534
    "inscrito_id" => 25389
    "titulo" => "EXPLORANDO O CONCEITO DE POLINÔMIOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O ensino de Matemática enfrenta desafios consideráveis na atualidade, com muitos alunos percebendo a disciplina como complexa e carente de motivação durante as atividades em sala de aula. Nesse contexto, a abordagem da Sequência Didática (SD) surge como uma possibilidade metodologia, buscando aprimorar o processo de aprendizado. Através dessa estratégia, os educadores têm a oportunidade de criar um ambiente de ensino dinâmico e interativo, auxiliando os alunos para lidar com os desafios da sociedade contemporânea. Este estudo propõe refletir sobre a elaboração de uma SD com ênfase no ensino de polinômios por meio de um jogo educativo, examinando e elencando possíveis benefícios que essa abordagem pode trazer para o processo de aprendizagem dos alunos. Alinhado com os princípios da pesquisa qualitativa, o trabalho foi conduzido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática, em uma instituição de ensino localizada na região Centro-Sul do interior do Ceará. As aulas da SD foram ministradas para uma turma de 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado à Mecânica. A diversidade de perfis da turma foi evidente, com alguns estudantes enfrentando desafios na compreensão dos conceitos fundamentais, enquanto outros demonstravam maior facilidade. A sequência contemplou tópicos como introdução aos polinômios, operações envolvendo polinômios e a técnica de fatoração. Durante a implementação da SD, o destaque foi a exploração do jogo educativo, uma abordagem lúdica que despertou um notável engajamento e interesse por parte dos alunos. Essa observação reforça a conclusão de que a incorporação de jogos como ferramenta pedagógica pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento matemático, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais rica e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25389_TB8534_04102023144054.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RONEIDE BATISTA FELIPE"
    "autor_nome_curto" => "Roneide"
    "autor_email" => "batistaroneide7@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100924
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8534
    "inscrito_id" => 25389
    "titulo" => "EXPLORANDO O CONCEITO DE POLINÔMIOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O ensino de Matemática enfrenta desafios consideráveis na atualidade, com muitos alunos percebendo a disciplina como complexa e carente de motivação durante as atividades em sala de aula. Nesse contexto, a abordagem da Sequência Didática (SD) surge como uma possibilidade metodologia, buscando aprimorar o processo de aprendizado. Através dessa estratégia, os educadores têm a oportunidade de criar um ambiente de ensino dinâmico e interativo, auxiliando os alunos para lidar com os desafios da sociedade contemporânea. Este estudo propõe refletir sobre a elaboração de uma SD com ênfase no ensino de polinômios por meio de um jogo educativo, examinando e elencando possíveis benefícios que essa abordagem pode trazer para o processo de aprendizagem dos alunos. Alinhado com os princípios da pesquisa qualitativa, o trabalho foi conduzido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática, em uma instituição de ensino localizada na região Centro-Sul do interior do Ceará. As aulas da SD foram ministradas para uma turma de 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado à Mecânica. A diversidade de perfis da turma foi evidente, com alguns estudantes enfrentando desafios na compreensão dos conceitos fundamentais, enquanto outros demonstravam maior facilidade. A sequência contemplou tópicos como introdução aos polinômios, operações envolvendo polinômios e a técnica de fatoração. Durante a implementação da SD, o destaque foi a exploração do jogo educativo, uma abordagem lúdica que despertou um notável engajamento e interesse por parte dos alunos. Essa observação reforça a conclusão de que a incorporação de jogos como ferramenta pedagógica pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento matemático, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais rica e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25389_TB8534_04102023144054.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RONEIDE BATISTA FELIPE"
    "autor_nome_curto" => "Roneide"
    "autor_email" => "batistaroneide7@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de Matemática enfrenta desafios consideráveis na atualidade, com muitos alunos percebendo a disciplina como complexa e carente de motivação durante as atividades em sala de aula. Nesse contexto, a abordagem da Sequência Didática (SD) surge como uma possibilidade metodologia, buscando aprimorar o processo de aprendizado. Através dessa estratégia, os educadores têm a oportunidade de criar um ambiente de ensino dinâmico e interativo, auxiliando os alunos para lidar com os desafios da sociedade contemporânea. Este estudo propõe refletir sobre a elaboração de uma SD com ênfase no ensino de polinômios por meio de um jogo educativo, examinando e elencando possíveis benefícios que essa abordagem pode trazer para o processo de aprendizagem dos alunos. Alinhado com os princípios da pesquisa qualitativa, o trabalho foi conduzido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), Núcleo Matemática, em uma instituição de ensino localizada na região Centro-Sul do interior do Ceará. As aulas da SD foram ministradas para uma turma de 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado à Mecânica. A diversidade de perfis da turma foi evidente, com alguns estudantes enfrentando desafios na compreensão dos conceitos fundamentais, enquanto outros demonstravam maior facilidade. A sequência contemplou tópicos como introdução aos polinômios, operações envolvendo polinômios e a técnica de fatoração. Durante a implementação da SD, o destaque foi a exploração do jogo educativo, uma abordagem lúdica que despertou um notável engajamento e interesse por parte dos alunos. Essa observação reforça a conclusão de que a incorporação de jogos como ferramenta pedagógica pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento matemático, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais rica e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.