Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL NO SETOR IMOBILIÁRIO, FINANCEIRO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL: APLICAÇÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SERTÃO DO PAJEÚ-PE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98648
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5274
    "inscrito_id" => 17709
    "titulo" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL NO SETOR IMOBILIÁRIO, FINANCEIRO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL: APLICAÇÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SERTÃO DO PAJEÚ-PE."
    "resumo" => "Afogados da Ingazeira, importante centro comercial, educacional, religioso e turístico da região do Sertão do Pajeú pernambucano, tem seu mercado imobiliário em ascensão, mas faltam dados e qualificação profissional nas áreas de gestão, tecnologias da informação e comunicação. Para suprir essa demanda, o Programa de Formação em Ferramentas de Gestão de Empresas, propôs formar estudantes, profissionais e empreendedores para uso de ferramentas de gestão e recursos de colaboração em nuvem. Um curso de três meses, carga horária de 50h, e estratégia de ensino expositiva e dialógica, permitiu construir conhecimento por meio da aprendizagem colaborativa e uso de ferramentas síncronas e assíncronas, visando a reduzir a distância transacional. Sete dos alunos foram selecionados com bolsa para participar de 120 horas de atividades remotas e presenciais de Extensão, em estratégia de ensino heurística, e puderam resolver problemas reais no ambiente organizacional da empresa parceira, com orientação da Professora Integradora. Nessa fase, os estudantes aprenderam técnicas de relacionamento interpessoal, realizaram estudo de mercado e concorrência, e conheceram processos de trabalho da empresa. O diagnóstico dos estudantes, baseado no estudo in loco, identificou alto grau de dificuldade na gestão, tanto por falta de capacitação dos profissionais quanto por déficit de colaboradores e baixa presença digital. Assim, os estudantes propuseram intervenções nas áreas de marketing digital, planejamento, comunicação e gestão da informação, estratégias de compartilhamento de informações e documentos na nuvem, além de melhorias na comunicação com os clientes, cujo perfil foi identificado nesse projeto. Observou-se aumento do interesse por qualificação, no âmbito da empresa estudada, e da percepção dos estudantes quanto às vantagens de buscar e aplicar conhecimentos, de forma que concluíram o projeto mais seguros e motivados para atuar no mercado de trabalho e agir como multiplicadores de conhecimento na região."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17709_TB5274_21082023222323.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA CAMILA BOMFIM DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SOUZA"
    "autor_email" => "barbara.souza@afogados.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98648
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5274
    "inscrito_id" => 17709
    "titulo" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL NO SETOR IMOBILIÁRIO, FINANCEIRO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL: APLICAÇÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SERTÃO DO PAJEÚ-PE."
    "resumo" => "Afogados da Ingazeira, importante centro comercial, educacional, religioso e turístico da região do Sertão do Pajeú pernambucano, tem seu mercado imobiliário em ascensão, mas faltam dados e qualificação profissional nas áreas de gestão, tecnologias da informação e comunicação. Para suprir essa demanda, o Programa de Formação em Ferramentas de Gestão de Empresas, propôs formar estudantes, profissionais e empreendedores para uso de ferramentas de gestão e recursos de colaboração em nuvem. Um curso de três meses, carga horária de 50h, e estratégia de ensino expositiva e dialógica, permitiu construir conhecimento por meio da aprendizagem colaborativa e uso de ferramentas síncronas e assíncronas, visando a reduzir a distância transacional. Sete dos alunos foram selecionados com bolsa para participar de 120 horas de atividades remotas e presenciais de Extensão, em estratégia de ensino heurística, e puderam resolver problemas reais no ambiente organizacional da empresa parceira, com orientação da Professora Integradora. Nessa fase, os estudantes aprenderam técnicas de relacionamento interpessoal, realizaram estudo de mercado e concorrência, e conheceram processos de trabalho da empresa. O diagnóstico dos estudantes, baseado no estudo in loco, identificou alto grau de dificuldade na gestão, tanto por falta de capacitação dos profissionais quanto por déficit de colaboradores e baixa presença digital. Assim, os estudantes propuseram intervenções nas áreas de marketing digital, planejamento, comunicação e gestão da informação, estratégias de compartilhamento de informações e documentos na nuvem, além de melhorias na comunicação com os clientes, cujo perfil foi identificado nesse projeto. Observou-se aumento do interesse por qualificação, no âmbito da empresa estudada, e da percepção dos estudantes quanto às vantagens de buscar e aplicar conhecimentos, de forma que concluíram o projeto mais seguros e motivados para atuar no mercado de trabalho e agir como multiplicadores de conhecimento na região."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17709_TB5274_21082023222323.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA CAMILA BOMFIM DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SOUZA"
    "autor_email" => "barbara.souza@afogados.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Afogados da Ingazeira, importante centro comercial, educacional, religioso e turístico da região do Sertão do Pajeú pernambucano, tem seu mercado imobiliário em ascensão, mas faltam dados e qualificação profissional nas áreas de gestão, tecnologias da informação e comunicação. Para suprir essa demanda, o Programa de Formação em Ferramentas de Gestão de Empresas, propôs formar estudantes, profissionais e empreendedores para uso de ferramentas de gestão e recursos de colaboração em nuvem. Um curso de três meses, carga horária de 50h, e estratégia de ensino expositiva e dialógica, permitiu construir conhecimento por meio da aprendizagem colaborativa e uso de ferramentas síncronas e assíncronas, visando a reduzir a distância transacional. Sete dos alunos foram selecionados com bolsa para participar de 120 horas de atividades remotas e presenciais de Extensão, em estratégia de ensino heurística, e puderam resolver problemas reais no ambiente organizacional da empresa parceira, com orientação da Professora Integradora. Nessa fase, os estudantes aprenderam técnicas de relacionamento interpessoal, realizaram estudo de mercado e concorrência, e conheceram processos de trabalho da empresa. O diagnóstico dos estudantes, baseado no estudo in loco, identificou alto grau de dificuldade na gestão, tanto por falta de capacitação dos profissionais quanto por déficit de colaboradores e baixa presença digital. Assim, os estudantes propuseram intervenções nas áreas de marketing digital, planejamento, comunicação e gestão da informação, estratégias de compartilhamento de informações e documentos na nuvem, além de melhorias na comunicação com os clientes, cujo perfil foi identificado nesse projeto. Observou-se aumento do interesse por qualificação, no âmbito da empresa estudada, e da percepção dos estudantes quanto às vantagens de buscar e aplicar conhecimentos, de forma que concluíram o projeto mais seguros e motivados para atuar no mercado de trabalho e agir como multiplicadores de conhecimento na região.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.