As plantas desempenham papéis fundamentais no processo homeostático da vida na Terra, desde a produção de moléculas orgânicas através do processo fotossintético, a serem base da cadeia alimentar e dinamizar o processo vital dos seres vivos. Desta forma, a atividade tem como objetivo aplicar o método de ensino por investigação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem sobre os grupos vegetais e seu ciclo reprodutivo. A atividade foi desenvolvida na A EREM São José, localizada no município de Frei Miguelinho – PE, com a turma da 2ª Série “B” do Ensino Médio, que tem 40 estudantes matriculados, sendo 29 do sexo feminino e 11 do sexo masculino. Foram utilizadas cinco horas/aula de 50 minutos cada, para o desenvolvimento da atividade. A atividade foi desenvolvida em três etapas: a primeira etapa consiste na leitura do texto com o surgimento da pergunta e levantamento das hipóteses; no segundo momento, foi realizado um circuito botânico, proporcionando uma conexão direta com os conceitos botânicos, tornando a aprendizagem mais significativa e duradoura. Munidos destas novas informações, os alunos montaram o cladograma, estabelecendo o grau de parentesco entre os grupos de plantas. Durante a aplicação da atividade, foram observados diversos aspectos positivos que contribuíram para uma aprendizagem mais significativa e engajadora. No entanto, também foi identificado alguns pontos que poderiam ser modificados em uma aplicação futura, com base na prática desenvolvida.