Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REALIDADE AUMENTADA E A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95696
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1381
    "inscrito_id" => 11207
    "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA E A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON"
    "resumo" => "O ensino de Física tem sido descaracterizado. A Física como ciência da compreensão e interpretação de fatos, fenômenos e processo naturais, da caracterização e dimensionamento da interação do homem com a natureza tem sido representada por uma estrutura de ensino mecanizada e que estimula a memorização, fato este que evidencia o atual cenário da ciência no Brasil. Nesse sentido, esta pesquisa busca verificar o interesse dos estudantes e suas percepções de aprendizagem por meio da aplicação de uma sequência de ensino gamificada, que utiliza um jogo pedagógico com Realidade Aumentada em um contexto de aulas de Física, Leis de Newton. O jogo intitulado: RAEDU foi desenvolvido por um dos autores desse escrito através das plataformas Unity e Vuforia. A sequência de ensino foi aplicada com uma turma de 31 estudantes da primeira série do ensino médio, de uma escola de ensino médio em tempo integral, na cidade de Icó-CE. Para coleta de dados foi utilizado um questionário desenvolvido no Google Forms e a análise estatística foi realizada com base em uma escala Likert para corroborar com o fundamento teórico estabelecido em estudos da área. A pesquisa demostrou que pode contribuir no campo da pesquisa do Ensino de Física, bem como trazer à luz assuntos pouco ou nunca evidenciados da Didática e no Ensino de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11207_TB1381_14082023135255.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELLYPE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELLYPE"
    "autor_email" => "fellype.soliveira@profess"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95696
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1381
    "inscrito_id" => 11207
    "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA E A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON"
    "resumo" => "O ensino de Física tem sido descaracterizado. A Física como ciência da compreensão e interpretação de fatos, fenômenos e processo naturais, da caracterização e dimensionamento da interação do homem com a natureza tem sido representada por uma estrutura de ensino mecanizada e que estimula a memorização, fato este que evidencia o atual cenário da ciência no Brasil. Nesse sentido, esta pesquisa busca verificar o interesse dos estudantes e suas percepções de aprendizagem por meio da aplicação de uma sequência de ensino gamificada, que utiliza um jogo pedagógico com Realidade Aumentada em um contexto de aulas de Física, Leis de Newton. O jogo intitulado: RAEDU foi desenvolvido por um dos autores desse escrito através das plataformas Unity e Vuforia. A sequência de ensino foi aplicada com uma turma de 31 estudantes da primeira série do ensino médio, de uma escola de ensino médio em tempo integral, na cidade de Icó-CE. Para coleta de dados foi utilizado um questionário desenvolvido no Google Forms e a análise estatística foi realizada com base em uma escala Likert para corroborar com o fundamento teórico estabelecido em estudos da área. A pesquisa demostrou que pode contribuir no campo da pesquisa do Ensino de Física, bem como trazer à luz assuntos pouco ou nunca evidenciados da Didática e no Ensino de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11207_TB1381_14082023135255.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELLYPE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELLYPE"
    "autor_email" => "fellype.soliveira@profess"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de Física tem sido descaracterizado. A Física como ciência da compreensão e interpretação de fatos, fenômenos e processo naturais, da caracterização e dimensionamento da interação do homem com a natureza tem sido representada por uma estrutura de ensino mecanizada e que estimula a memorização, fato este que evidencia o atual cenário da ciência no Brasil. Nesse sentido, esta pesquisa busca verificar o interesse dos estudantes e suas percepções de aprendizagem por meio da aplicação de uma sequência de ensino gamificada, que utiliza um jogo pedagógico com Realidade Aumentada em um contexto de aulas de Física, Leis de Newton. O jogo intitulado: RAEDU foi desenvolvido por um dos autores desse escrito através das plataformas Unity e Vuforia. A sequência de ensino foi aplicada com uma turma de 31 estudantes da primeira série do ensino médio, de uma escola de ensino médio em tempo integral, na cidade de Icó-CE. Para coleta de dados foi utilizado um questionário desenvolvido no Google Forms e a análise estatística foi realizada com base em uma escala Likert para corroborar com o fundamento teórico estabelecido em estudos da área. A pesquisa demostrou que pode contribuir no campo da pesquisa do Ensino de Física, bem como trazer à luz assuntos pouco ou nunca evidenciados da Didática e no Ensino de Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.