A geometria molecular e a polaridade são tópicos fundamentais do estudo da Química Geral e permitem a compreensão a respeito da estrutura tridimensional das moléculas, além de fornecer subsídios para o entendimento de suas propriedades. No entanto, muitos educandos enfrentam dificuldades em visualizar e compreender os conceitos relacionados a esses tópicos, haja vista que a percepção espacial das ligações químicas, sobretudo as covalentes, não se apresenta como um assunto trivial. Nesse contexto, o uso de materiais lúdicos e alternativos surge como uma estratégia promissora para tornar o ensino mais acessível e envolvente. Este estudo visa apresentar, como um relato de experiência, os benefícios do uso de materiais lúdicos e alternativos no ensino de geometria molecular, visando contribuir para a compreensão dos discentes sobre a estrutura tridimensional das moléculas. A pesquisa foi conduzida em turmas do primeiro período de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de um Instituto Federal da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por 3 semestres letivos. Foram realizadas atividades práticas com materiais lúdicos, como modelos moleculares tridimensionais e aplicativos de realidade aumentada. As atividades foram projetadas para proporcionar aos discentes uma aprendizagem ativa e significativa. Os resultados demonstraram que o uso de materiais lúdicos e alternativos no ensino de geometria molecular apresentou impactos positivos no desempenho dos educandos. Percebeu-se uma melhora relevante na compreensão dos conceitos de geometria molecular e polaridade, bem como no engajamento dos estudantes durante as atividades. Este estudo destaca a importância e as possibilidades do uso de materiais lúdicos e alternativos no ensino de geometria molecular, evidenciando que tais abordagens podem proporcionar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e significativa, estimulando a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico dos educandos.