A partir de 2022 ocorreu a implementação efetiva da unidade curricular comum (UCC) Projeto de Vida, fazendo parte da Reforma do Ensino Médio, induzida pela Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que altera a Lei n° 9.394/1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que incorporou novos arranjos curriculares ao Ensino Médio de todo país. Esta unidade curricular trás desafios na sua aplicação, visto que valoriza a identidade do indivíduo adolescente, bem como suas vivências e saberes. Considera-se, portanto, essa UCC como um componente a ser utilizado pelos estudantes para subsidiar suas escolhas, favorecendo o comprometimento no seu processo de aprendizagem e trazendo significado aos seus estudos. O presente trabalho propõe-se analisar a temática Projeto de Vida como componente curricular obrigatório da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Novo Ensino Médio (NEM), a partir do desenvolvimento de uma atividade prática construída pelos alunos e intitulada Diário de Vida, objetivando o autoconhecimento e a organização dos estudos. Para o desenvolvimento desta atividade as professoras/autoras solicitaram aos alunos a aquisição de um caderno, a ser utilizado exclusivamente para esta UCC. Este caderno foi se transformando em um Diário de Vida ao longo do semestre, iniciando com a personalização da capa e contracapa, a fim de deixá-lo a cara do(a) seu(sua) dono(a), para que o pertencimento a esta unidade curricular fosse iniciado. Atividades que visavam o autoconhecimento e uma melhor organização dos estudos foram aplicadas durantes as aulas presenciais, visto que, na escola esta UCC possui dois tempos de aula semanais, um presencial e outro virtual. As autoras destacam o comprometimento dos alunos em realizar as atividades propostas e uma maior sensibilização quanto a rotina de estudos.