Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SAÚDE E BEM-ESTAR DA PESSOA IDOSA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho apresenta um conjunto de relatos de experiência e vivências por estudantes de graduação de Psicologia, que ofertaram um Curso de Extensão nomeado “Saúde, Espiritualidade e Bem-Estar” destinado às pessoas idosas. Nesse sentido, os encontros ocorreram semanalmente na Universidade Aberta à Terceira Idade (UFPE) e visaram proporcionar a interseccionalidade dos saberes científicos da Psicologia por intermédio da prática docente e dialógica. Desse modo, o resumo se debruça pelo aporte teórico da Gerontologia Educacional, termo compreendido como os estudos e práticas metodológicas destinadas aos idosos, capaz de analisar os conhecimentos sobre as identificações e compreensão sociais sobre a velhice e o envelhecer. Assim, associou-se esses conhecimentos com a pluralidade de campos profissionais, sendo elas: Artes Visuais, Nutrição e Educação Física, cujas dinâmicas utilizadas foram: pintura, poesias, rotina mensal de autocuidado, músicas, exercícios físicos e jogo de palavras. Dito isso, o objetivo do presente trabalho é compreender a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem sobre saúde e qualidade de vida como impulsionador de diálogos e discussões acerca do ser idoso na sociedade e suas reverberações no cuidado consigo e com o outro. Não obstante, associa-se o campo da Gerontologia e Educação à perspectiva dialógica de Paulo Freire, destacando a importância de desmistificar e romper preconceitos e estereótipos sobre os idosos que buscam ocupar e circular no espaço acadêmico. Diante disso, entendeu-se que os aspectos inter e multiprofissionais foram fundamentais para propiciar as trocas de saberes e, em paralelo, desenvolver debates, reflexões e conhecimentos sobre a saúde e bem-estar na velhice. Ademais, percebeu-se a partir do fortalecimento de vínculos afetivos entre os membros, maior participação ativa e dialógica durante os momentos de partilha, sendo repletos de vivências, memórias e aprendizados no decorrer da trajetória pessoal de cada participante, inclusive dos facilitadores.

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