BRAZ, Paula Paulino et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95518>. Acesso em: 14/11/2024 00:57
A escola e a família desempenham papéis cruciais na vida e no desenvolvimento da criança, cada uma contribuindo de maneiras diferentes para o seu bem-estar geral e crescimento. Ao trabalharem juntas, essas duas instituições devem garantir que a criança tenha um ambiente estimulante e de apoio, permitindo que ela desenvolva todo o seu potencial. Diante do exposto, ressalta-se a importância do olhar e direcionamento de ações às crianças com potencial intelectual superior. Entretanto, o conhecimento acerca dessa condição ainda é ínfimo em ambientes escolares e na sociedade em geral, e sendo assim, tanto a família quanto a escola não sabem lidar com tal situação. Destaca-se que, pessoas com altas habilidades ou superdotação fazem parte do público elegível aos serviços de atendimento da Educação Especial e, por esse motivo, a escola deve ser capacitada para atendê-las. O objetivo deste trabalho é indicar os desafios comumente vivenciados por crianças com altas habilidades ou superdotação a partir da análise fílmica da obra “O Jeremias”. Para isso, as cenas foram distribuídas e analisadas em duas categorias: a família e o ambiente escolar Conclui-se, que a escassez de conhecimento sobre o tema aliado às ideias de senso comum prejudicam a criança ao reconhecimento de sua identidade e ao desenvolvimento de seus talentos.