O presente artigo trata de um relato de experiência com embasamento teórico e tem por objetivo discutir sobre a importância dos jogos no processo de alfabetização, através de autores como Aguaia (2013), Smolka (2008) e Kishimoto (1995). Trazendo a vivência no estágio não obrigatório, justifica esse trabalho, haja vista que durante a minha vivência surgiram questionamentos sobre a importância da presença de jogos durante o processo de letramento e alfabetização de crianças do ensino fundamental. A partir de observações, analisando o papel e a importância do professor neste processo, os recursos e artifícios essenciais para realização deste trabalho, conceitos importantes para a reflexão sobre a relevância do mesmo, sendo possível também perceber outras características do jogo. Constituindo-se este estudo a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental, dissertações e outros trabalhos de caráter acadêmico sobre o tema selecionado, onde o presente trabalho conclui ainda que o estudo apresentado representa uma importante fonte de reflexão para o avanço da discussão da temática dentro do ambiente escolar, os pontos importantes dos jogos, onde a socialização e a diversão são coisas muito significativas, pois a alfabetização com jogos vai além de apenas fazer brincadeiras sendo este processo fundamental para a garantia do exercício de cidadania no decorrer da vida