EXPERIÊNCIAS DO SENSÍVEL NA UNIVERSIDADE FEDERAL NO SUL DA BAHIA (UFSB): RECORTE DO PLANO DE ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM ARTES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100849 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8417 "inscrito_id" => 25139 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO SENSÍVEL NA UNIVERSIDADE FEDERAL NO SUL DA BAHIA (UFSB): RECORTE DO PLANO DE ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM ARTES" "resumo" => "Este trabalho surge a partir das aulas no componente curricular Experiências do Sensível, ministradas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja proposta abrange, dentre outros pontos, a ‘observação de matizes e processos do sensível que tensionam os métodos científicos normativos e fundamentam formas de investigação sobre o mundo’. O recorte desta comunicação visa apresentar um exemplo de como esse componente curricular – obrigatório para a maior parte dos cursos de primeiro ciclo da UFSB – busca reativar as saber sensível de cada pessoa com tem contato com ele. Para tanto, utilizamos, como exemplo, o encontro da literatura comparada a fim de apontar como a escrevivência de Conceição Evaristo, presente no conto “Olhos D’água”, a de João Guimarães Rosa, no conto “Terceira Margem do Rio”, juntas à canção/tradução intersemiótica “Terceira Margem do Rio”, de Caetano Veloso, podem contribuir para a formação do sujeito – docente e discente – na construção de sua subjetividade, para a sua presença na universidade, enquanto espaço de alteridade e para o seu sentimento de participação no território em que vive. Para desenvolver este trabalho, foi necessário o uso de práticas interdisciplinares de escritas de si e narrativas autobiográficas, bem como de elementos corporeo-sensoriais que serviram como dispositivos do componente supracitado. Como suporte teórico, as contribuições de Duarte Júnior (2000), Carvalhal (1986), Rancière (2005), Badiou (2002), dentre outros foram muito úteis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25139_TB8417_15082023224336.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL ALEXANDRE GOMES DOS PRAZERES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL PRAZERES" "autor_email" => "rafaeldosprazeres@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFESBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100849 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8417 "inscrito_id" => 25139 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO SENSÍVEL NA UNIVERSIDADE FEDERAL NO SUL DA BAHIA (UFSB): RECORTE DO PLANO DE ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM ARTES" "resumo" => "Este trabalho surge a partir das aulas no componente curricular Experiências do Sensível, ministradas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja proposta abrange, dentre outros pontos, a ‘observação de matizes e processos do sensível que tensionam os métodos científicos normativos e fundamentam formas de investigação sobre o mundo’. O recorte desta comunicação visa apresentar um exemplo de como esse componente curricular – obrigatório para a maior parte dos cursos de primeiro ciclo da UFSB – busca reativar as saber sensível de cada pessoa com tem contato com ele. Para tanto, utilizamos, como exemplo, o encontro da literatura comparada a fim de apontar como a escrevivência de Conceição Evaristo, presente no conto “Olhos D’água”, a de João Guimarães Rosa, no conto “Terceira Margem do Rio”, juntas à canção/tradução intersemiótica “Terceira Margem do Rio”, de Caetano Veloso, podem contribuir para a formação do sujeito – docente e discente – na construção de sua subjetividade, para a sua presença na universidade, enquanto espaço de alteridade e para o seu sentimento de participação no território em que vive. Para desenvolver este trabalho, foi necessário o uso de práticas interdisciplinares de escritas de si e narrativas autobiográficas, bem como de elementos corporeo-sensoriais que serviram como dispositivos do componente supracitado. Como suporte teórico, as contribuições de Duarte Júnior (2000), Carvalhal (1986), Rancière (2005), Badiou (2002), dentre outros foram muito úteis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25139_TB8417_15082023224336.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL ALEXANDRE GOMES DOS PRAZERES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL PRAZERES" "autor_email" => "rafaeldosprazeres@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFESBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }