Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DAS TDIC: HUMANIZAÇÃO OU DESUMANIZAÇÃO EM TEMPOS PÓS-PANDÊMICO?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96012
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1790
    "inscrito_id" => 7227
    "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DAS TDIC: HUMANIZAÇÃO OU DESUMANIZAÇÃO EM TEMPOS PÓS-PANDÊMICO?"
    "resumo" => "O mundo vivenciou recentemente uma pandemia que modificou as formas de se relacionar devido ao isolamento a que fomos todos submetidos. A relação professor-aluno também sofreu, pois abruptamente passamos do ensino presencial para o ensino remoto, tendo que nos adaptarmos ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com foco no ensino- aprendizagem. Ao retornarmos ao formato presencial, as TDIC permaneceram como recursos para o aprendizado da disciplina de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande, promovendo assim um ensino híbrido ou blended learning. Com essa nova forma de educação, surgem também inquietações e anseios sobre o uso das TDIC servirem exclusivamente para instrumentalizar os estudantes, deixando à parte seu aspecto afetivo e emocional. Isso posto, este trabalho apresenta uma pesquisa-ação que analisou a metodologia híbrida usada com os primeiros anos do Ensino Médio Integrado a fim de respondermos de que forma as TDIC podem ser usadas para humanizar, já que a educação que se pretende é aquela freiriana que emancipa e humaniza. A partir dos resultados pudemos reformular as atividades postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moodle, que foi a principal ferramenta usada para o ensino híbrido nas aulas de LI. Depois de analisarmos as tarefas online, sugerimos formas de aprimorar as atividades, transformando-as em recursos mais humanizadores, levando em consideração as subjetividades dos estudantes para ocuparem diferentes espaços da sociedade, pois serão jovens que poderão transformar realidades positivamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7227_TB1790_24102023181842.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA HAX DURO ROSA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA"
    "autor_email" => "sabrina.rosa@riogrande.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96012
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1790
    "inscrito_id" => 7227
    "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DAS TDIC: HUMANIZAÇÃO OU DESUMANIZAÇÃO EM TEMPOS PÓS-PANDÊMICO?"
    "resumo" => "O mundo vivenciou recentemente uma pandemia que modificou as formas de se relacionar devido ao isolamento a que fomos todos submetidos. A relação professor-aluno também sofreu, pois abruptamente passamos do ensino presencial para o ensino remoto, tendo que nos adaptarmos ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com foco no ensino- aprendizagem. Ao retornarmos ao formato presencial, as TDIC permaneceram como recursos para o aprendizado da disciplina de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande, promovendo assim um ensino híbrido ou blended learning. Com essa nova forma de educação, surgem também inquietações e anseios sobre o uso das TDIC servirem exclusivamente para instrumentalizar os estudantes, deixando à parte seu aspecto afetivo e emocional. Isso posto, este trabalho apresenta uma pesquisa-ação que analisou a metodologia híbrida usada com os primeiros anos do Ensino Médio Integrado a fim de respondermos de que forma as TDIC podem ser usadas para humanizar, já que a educação que se pretende é aquela freiriana que emancipa e humaniza. A partir dos resultados pudemos reformular as atividades postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moodle, que foi a principal ferramenta usada para o ensino híbrido nas aulas de LI. Depois de analisarmos as tarefas online, sugerimos formas de aprimorar as atividades, transformando-as em recursos mais humanizadores, levando em consideração as subjetividades dos estudantes para ocuparem diferentes espaços da sociedade, pois serão jovens que poderão transformar realidades positivamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7227_TB1790_24102023181842.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA HAX DURO ROSA"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA"
    "autor_email" => "sabrina.rosa@riogrande.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O mundo vivenciou recentemente uma pandemia que modificou as formas de se relacionar devido ao isolamento a que fomos todos submetidos. A relação professor-aluno também sofreu, pois abruptamente passamos do ensino presencial para o ensino remoto, tendo que nos adaptarmos ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com foco no ensino- aprendizagem. Ao retornarmos ao formato presencial, as TDIC permaneceram como recursos para o aprendizado da disciplina de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande, promovendo assim um ensino híbrido ou blended learning. Com essa nova forma de educação, surgem também inquietações e anseios sobre o uso das TDIC servirem exclusivamente para instrumentalizar os estudantes, deixando à parte seu aspecto afetivo e emocional. Isso posto, este trabalho apresenta uma pesquisa-ação que analisou a metodologia híbrida usada com os primeiros anos do Ensino Médio Integrado a fim de respondermos de que forma as TDIC podem ser usadas para humanizar, já que a educação que se pretende é aquela freiriana que emancipa e humaniza. A partir dos resultados pudemos reformular as atividades postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moodle, que foi a principal ferramenta usada para o ensino híbrido nas aulas de LI. Depois de analisarmos as tarefas online, sugerimos formas de aprimorar as atividades, transformando-as em recursos mais humanizadores, levando em consideração as subjetividades dos estudantes para ocuparem diferentes espaços da sociedade, pois serão jovens que poderão transformar realidades positivamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.