Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO MINICURSO  SOBRE A LEI DO CAOS E A SETA DO TEMPO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100722
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8149
    "inscrito_id" => 10042
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO MINICURSO\u{A0} SOBRE A LEI DO CAOS E A SETA DO TEMPO"
    "resumo" => "Nosso objetivo é relatar a experiência vivenciada em uma ação extensionista na forma de um minicurso que busca favorecer a compreensão da relação entre a Lei do Caos e o conceito de Seta do Tempo, utilizando conceitos de macroestado, microestado e multiplicidade para a compreensão de Entropia. A Entropia é o grau de desorganização de um determinado sistema, esse conceito da Física está ligado com a Termodinâmica e afeta tudo ao nosso redor. A metodologia utilizada constituiu-se em explicação, exemplificação e discussão acerca do tema. Foi realizada uma explicação sobre cada conceito necessário para uma melhor compreensão do conceito de entropia e seta do tempo, então\u{A0}nesse primeiro momento, para complementar essas aulas, nós utilizamos apresentação teórica em forma de aula participativa e logo demonstrada com experimentos que realizamos ainda em curso, também recorremos a slides, como método visual para expor definições, exemplos, textos importantes e até imagens que poderiam dar uma visão melhor dos conceitos teóricos aos alunos. Na segunda parte do minicurso iniciamos um processo discursivo, projetamos o conto "A última pergunta" de Isaac Asimov em forma de História em Quadrinhos (HQ), com o auxílio de um áudio descritivo visando a acessibilidade, então utilizando os conceitos discutidos anteriormente fizemos intervenções na história e propomos entre uma intervenção e outra questões que combinavam reflexões acerca de Entropia e o\u{A0}que estava sendo tratado no conto. Nosso público alvo foram estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Arcoverde em Pernambuco. Ao fim do nosso minicurso, os objetivos foram alcançados de maneira satisfatória ao verificarmos que\u{A0}os alunos compreendiam o conceito de Entropia e Seta do tempo através de um questionário em forma de Quiz em uma plataforma online."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10042_TB8149_08082023022712.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON LUAN BEZERRA SILVESTRE"
    "autor_nome_curto" => "Jefferson Luan"
    "autor_email" => "jlbs2@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100722
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8149
    "inscrito_id" => 10042
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO MINICURSO\u{A0} SOBRE A LEI DO CAOS E A SETA DO TEMPO"
    "resumo" => "Nosso objetivo é relatar a experiência vivenciada em uma ação extensionista na forma de um minicurso que busca favorecer a compreensão da relação entre a Lei do Caos e o conceito de Seta do Tempo, utilizando conceitos de macroestado, microestado e multiplicidade para a compreensão de Entropia. A Entropia é o grau de desorganização de um determinado sistema, esse conceito da Física está ligado com a Termodinâmica e afeta tudo ao nosso redor. A metodologia utilizada constituiu-se em explicação, exemplificação e discussão acerca do tema. Foi realizada uma explicação sobre cada conceito necessário para uma melhor compreensão do conceito de entropia e seta do tempo, então\u{A0}nesse primeiro momento, para complementar essas aulas, nós utilizamos apresentação teórica em forma de aula participativa e logo demonstrada com experimentos que realizamos ainda em curso, também recorremos a slides, como método visual para expor definições, exemplos, textos importantes e até imagens que poderiam dar uma visão melhor dos conceitos teóricos aos alunos. Na segunda parte do minicurso iniciamos um processo discursivo, projetamos o conto "A última pergunta" de Isaac Asimov em forma de História em Quadrinhos (HQ), com o auxílio de um áudio descritivo visando a acessibilidade, então utilizando os conceitos discutidos anteriormente fizemos intervenções na história e propomos entre uma intervenção e outra questões que combinavam reflexões acerca de Entropia e o\u{A0}que estava sendo tratado no conto. Nosso público alvo foram estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Arcoverde em Pernambuco. Ao fim do nosso minicurso, os objetivos foram alcançados de maneira satisfatória ao verificarmos que\u{A0}os alunos compreendiam o conceito de Entropia e Seta do tempo através de um questionário em forma de Quiz em uma plataforma online."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10042_TB8149_08082023022712.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON LUAN BEZERRA SILVESTRE"
    "autor_nome_curto" => "Jefferson Luan"
    "autor_email" => "jlbs2@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nosso objetivo é relatar a experiência vivenciada em uma ação extensionista na forma de um minicurso que busca favorecer a compreensão da relação entre a Lei do Caos e o conceito de Seta do Tempo, utilizando conceitos de macroestado, microestado e multiplicidade para a compreensão de Entropia. A Entropia é o grau de desorganização de um determinado sistema, esse conceito da Física está ligado com a Termodinâmica e afeta tudo ao nosso redor. A metodologia utilizada constituiu-se em explicação, exemplificação e discussão acerca do tema. Foi realizada uma explicação sobre cada conceito necessário para uma melhor compreensão do conceito de entropia e seta do tempo, então nesse primeiro momento, para complementar essas aulas, nós utilizamos apresentação teórica em forma de aula participativa e logo demonstrada com experimentos que realizamos ainda em curso, também recorremos a slides, como método visual para expor definições, exemplos, textos importantes e até imagens que poderiam dar uma visão melhor dos conceitos teóricos aos alunos. Na segunda parte do minicurso iniciamos um processo discursivo, projetamos o conto "A última pergunta" de Isaac Asimov em forma de História em Quadrinhos (HQ), com o auxílio de um áudio descritivo visando a acessibilidade, então utilizando os conceitos discutidos anteriormente fizemos intervenções na história e propomos entre uma intervenção e outra questões que combinavam reflexões acerca de Entropia e o que estava sendo tratado no conto. Nosso público alvo foram estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Arcoverde em Pernambuco. Ao fim do nosso minicurso, os objetivos foram alcançados de maneira satisfatória ao verificarmos que os alunos compreendiam o conceito de Entropia e Seta do tempo através de um questionário em forma de Quiz em uma plataforma online.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.