GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95498 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1127 "inscrito_id" => 747 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "A compreensão da comunicação e letramento online pode levar um professor a novas práticas educacionais. A questão é particularmente relevante na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, ou seja, quando o professor de L.E. é movido pela inciativa de promover aulas mais interessantes e significativas a partir da habilidade de relacionar os conteúdos à vivência do estudante. O uso de materiais autênticos, reais, de sites, blogs, redes sociais, textos online, pode contribuir muito para a construção de uma imediata identificação por parte do aluno, para a melhoria na qualidade da utilização de gêneros digitais em sala de aula e uma melhor qualificação tecnológica do profissional docente, o que leva à positiva melhoria no ensino de línguas e corrobora para uma satisfatória inclusão digital. A partir da perspectiva de que os cidadãos devem conquistar habilidades comunicativas específicas para lidar com as informações adquiridas por meio das tecnologias de comunicação, o fazer-se incluído, entendemos que lidar com as tecnologias é adotá-las efetivamente nas práticas escolares e sociais. Não basta a alunos e professor apenas as condições de acesso, é necessário compreenderem e se envolverem nos usos sociais dos aparatos tecnológicos. Mais, é preciso capacitar satisfatoriamente o professor para ensinar em ambientes multimodais. Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Koch (2009), Emirbrayer (1997) e Mauss (2007) fundamentam esta abordagem e a importância do contato com os gêneros digitais em todos os níveis educacionais. Concluímos informando alguns mais utilizados na atualidade, suas características e interface com a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID747_TB1127_02052023103316.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINEIA CONTIERO" "autor_nome_curto" => "Lucineia Contie" "autor_email" => "conlucineia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95498 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1127 "inscrito_id" => 747 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "A compreensão da comunicação e letramento online pode levar um professor a novas práticas educacionais. A questão é particularmente relevante na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, ou seja, quando o professor de L.E. é movido pela inciativa de promover aulas mais interessantes e significativas a partir da habilidade de relacionar os conteúdos à vivência do estudante. O uso de materiais autênticos, reais, de sites, blogs, redes sociais, textos online, pode contribuir muito para a construção de uma imediata identificação por parte do aluno, para a melhoria na qualidade da utilização de gêneros digitais em sala de aula e uma melhor qualificação tecnológica do profissional docente, o que leva à positiva melhoria no ensino de línguas e corrobora para uma satisfatória inclusão digital. A partir da perspectiva de que os cidadãos devem conquistar habilidades comunicativas específicas para lidar com as informações adquiridas por meio das tecnologias de comunicação, o fazer-se incluído, entendemos que lidar com as tecnologias é adotá-las efetivamente nas práticas escolares e sociais. Não basta a alunos e professor apenas as condições de acesso, é necessário compreenderem e se envolverem nos usos sociais dos aparatos tecnológicos. Mais, é preciso capacitar satisfatoriamente o professor para ensinar em ambientes multimodais. Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Koch (2009), Emirbrayer (1997) e Mauss (2007) fundamentam esta abordagem e a importância do contato com os gêneros digitais em todos os níveis educacionais. Concluímos informando alguns mais utilizados na atualidade, suas características e interface com a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID747_TB1127_02052023103316.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCINEIA CONTIERO" "autor_nome_curto" => "Lucineia Contie" "autor_email" => "conlucineia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }