A música é uma manifestação cultural de um povo, na qual expressam-se sentimentos e desejos. Quando se tem essa expressão artística voltada à educação, por meio de paródias, por exemplo, a mesma estimula a criatividade, tem-se o envolvimento emocional dos discentes, prende a atenção e estimula os alunos que vivenciam tais atividades. As paródias são estratégias pedagógicas que por meio de melodias conhecidas, podem facilitar o estudo e consequentemente a memorização de conceitos que são complexos para os alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial pedagógico da utilização de paródias no ensino de Biologia em uma turma de ensino médio do curso Técnico em Meio Ambiente em Açailândia, Maranhão. A atividade foi proposta para trabalhar conteúdos de Citologia, na qual os alunos foram divididos em grupos e foram orientados a escolherem uma música de seu repertório musical e elaborar uma paródia sobre a temática Citologia. Após o desenvolvimento da atividade, foi aplicado um questionário on-line com questões abertas e fechadas sobre a experiência da turma em participar da atividade e a contribuição das paródias no ensino, sobretudo de Biologia. As respostas obtidas foram categorizadas e analisadas. Os participantes concordam que o uso de paródias contribuem para o seu aprendizado, sendo que a maioria utilizou a justificativa de que houve mais facilidade na absorção do conteúdo, a repetição de conceitos também foi algo bem avaliado pelos alunos. Por fim, este trabalho mostrou ainda, por meio das respostas obtidas, que as atividades diferenciadas são vistas como extremamente pertinentes, fato que instiga os docentes a diversificarem suas estratégias didáticas, trabalhando assim, as inteligências múltiplas e habilidades diversas encontradas em uma sala de aula, a qual mostra-se cada vez mais heterogênea e diversa.