A educação infantil é cenário de possibilidades de (re) construção da identidade de crianças que perpassam esse espaço, assim como na desconstrução de estereótipos e preconceitos construídos e velados pela sociedade. Sendo assim, este artigo tem seu caráter de relato de prática educativa antirracista realizada em uma sala de educação infantil da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho - PE, objetivando estabelecer uma reflexão para e com as crianças de 5 anos de idade a respeito da cultura africana e afro-brasileira para além do dia 20 de novembro, estimulando a reflexão sobre si e sobre os outros e outras que nos cercam. Além disso refletir sobre o que é a consciência negra, analisar, conhecer e explorar a cultura africana e afro-brasileira, além da religião de matriz africana, assim como pensar sobre a importância da representatividade negra. A metodologia circunda acerca da pesquisa documental sobre educação antirracista, consciência negra, o negro no Brasil, cultura e religião africana e afro-brasileira, assim como relato de prática sobre materiais didáticos que possibilitaram a concretude dos objetivos propostos. Através da utilização de entrevista, danças, animações com protagonistas negros (as), disponíveis em canais do Youtube, além de contação de histórias de materiais dispostos na internet e na biblioteca da escola foi possível construir diálogos com as crianças sobre identidade, cultura e religião africana e afro-brasileira, além da desconstrução dos estereótipos que circunscrevem as religiões e expressões artísticas africana e afro-brasileira, assim como foi possível estabelecer o reconhecimento de suas cores e traços.