Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: O SER PROFESSOR SUBSTITUTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Situado no campo da formação de professores, especificamente no que diz respeito à temática da profissionalidade docente, tendo como foco de atenção a docência no Ensino Superior (ES), este estudo tem como objetivo caracterizar elementos que contribuíram no processo de construção da profissionalidade docente de profissionais vinculados como Professor Substituto (PS) na UFPE. Para tal feito, toma como referência estudos que se debruçam sobre profissionalidade. A produção científica sobre o professor substituto ainda é tímida, ou seja, tem se caracterizado por poucos estudos. Acentuando esse desprovimento de produção no Brasil, ocorre uma expansão intensa da presença destes profissionais nas Instituições de Educação Superior (IES). Nessa perspectiva, o interesse por desenvolver um artigo sobre essa temática é decorrente do fato de que teve-se a oportunidade de ser professora substituta na universidade pública. Este trabalho utilizou a abordagem de pesquisa qualitativa em educação, referenciada em Minayo. O campo da pesquisa foi a UFPE, e contou com a participação de professores substitutos . Optou-se por utilizar o questionário como instrumento de coleta de dados. A opção pelo questionário tem como fundamento a compreensão de Duffy (1993). Para tratamento do material coletado, tomamos por base a técnica de análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin. Foram contempladas as seguintes categorias: Concepções de docência na universidade; Motivos que levaram profissionais a atuarem como Professor Substituto; Condições de trabalho de Professor Substituto na UFPE e, por fim, Elementos que contribuíram no processo de construção da profissionalidade docente de profissionais que atuaram como Professor Substituto na UFPE. Em síntese, os achados revelaram o predomínio de uma concepção de docência na universidade com função de formar profissionais e cidadãos; a aquisição de experiência docente como principal motivação para atuar como professor e as condições de trabalho embora apontadas como negativas (limites) foram também consideradas positivas. Palavras-chave: Profissionalidade Docente, Professor Substituto , Ensino Superior.

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