Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O MUNDO DAS VIAS PÚBLICAS: APRENDIZADO ATIVO E CRIATIVO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MAQUETES NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100987
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8621
    "inscrito_id" => 18265
    "titulo" => "EXPLORANDO O MUNDO DAS VIAS PÚBLICAS: APRENDIZADO ATIVO E CRIATIVO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MAQUETES NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este estudo baseia-se nas experiências obtidas pela turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, da Escola Josefa de Olindina da Conceição, na cidade de Riacho dos Cavalos, Paraíba. Tendo por objetivo geral compreender o que são vias públicas, reconhecendo-as como lugar de vivência e de identidade cultural, realizando uma reflexão e comparação sobre as potencialidades pedagógicas de atividades lúdicas, em especial, o desenvolvimento de maquetes como artefatos culturais no ensino de geografia para ampliar a escala de análise geográfica por meio da construção de maquetes que representem a escola em questão, investigando a redondeza, ou seja, onde fica a escola e o nome das vias públicas que a compõe. Esta metodologia esquematiza as produções acadêmicas da área científica analisando o conhecimento do que já foi elaborado sobre o assunto durante algumas aulas dadas na turma, aprimorando de forma lúdica a educação dos estudantes. Percebeu-se que no processo de ensino e aprendizagem, a interação do lúdico com a realidade do mundo do aluno se torna tão necessário, para buscar novos conhecimentos, entendendo e considerando as dificuldades socioeconômicas e culturais da turma. A construção de maquetes sobre a escola e suas vias públicas torna-se um processo de construção de modelos visíveis para elementos invisíveis, ou seja, é através desse processo e de seus resultados, que os estudantes transformam os conceitos científicos de abstratos para reais, tornando a aula mais atrativa e com uma maior compreensão sobre os assuntos estudados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18265_TB8621_19112023220432.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilaalvescatole@gmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100987
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8621
    "inscrito_id" => 18265
    "titulo" => "EXPLORANDO O MUNDO DAS VIAS PÚBLICAS: APRENDIZADO ATIVO E CRIATIVO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MAQUETES NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este estudo baseia-se nas experiências obtidas pela turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, da Escola Josefa de Olindina da Conceição, na cidade de Riacho dos Cavalos, Paraíba. Tendo por objetivo geral compreender o que são vias públicas, reconhecendo-as como lugar de vivência e de identidade cultural, realizando uma reflexão e comparação sobre as potencialidades pedagógicas de atividades lúdicas, em especial, o desenvolvimento de maquetes como artefatos culturais no ensino de geografia para ampliar a escala de análise geográfica por meio da construção de maquetes que representem a escola em questão, investigando a redondeza, ou seja, onde fica a escola e o nome das vias públicas que a compõe. Esta metodologia esquematiza as produções acadêmicas da área científica analisando o conhecimento do que já foi elaborado sobre o assunto durante algumas aulas dadas na turma, aprimorando de forma lúdica a educação dos estudantes. Percebeu-se que no processo de ensino e aprendizagem, a interação do lúdico com a realidade do mundo do aluno se torna tão necessário, para buscar novos conhecimentos, entendendo e considerando as dificuldades socioeconômicas e culturais da turma. A construção de maquetes sobre a escola e suas vias públicas torna-se um processo de construção de modelos visíveis para elementos invisíveis, ou seja, é através desse processo e de seus resultados, que os estudantes transformam os conceitos científicos de abstratos para reais, tornando a aula mais atrativa e com uma maior compreensão sobre os assuntos estudados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18265_TB8621_19112023220432.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilaalvescatole@gmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo baseia-se nas experiências obtidas pela turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, da Escola Josefa de Olindina da Conceição, na cidade de Riacho dos Cavalos, Paraíba. Tendo por objetivo geral compreender o que são vias públicas, reconhecendo-as como lugar de vivência e de identidade cultural, realizando uma reflexão e comparação sobre as potencialidades pedagógicas de atividades lúdicas, em especial, o desenvolvimento de maquetes como artefatos culturais no ensino de geografia para ampliar a escala de análise geográfica por meio da construção de maquetes que representem a escola em questão, investigando a redondeza, ou seja, onde fica a escola e o nome das vias públicas que a compõe. Esta metodologia esquematiza as produções acadêmicas da área científica analisando o conhecimento do que já foi elaborado sobre o assunto durante algumas aulas dadas na turma, aprimorando de forma lúdica a educação dos estudantes. Percebeu-se que no processo de ensino e aprendizagem, a interação do lúdico com a realidade do mundo do aluno se torna tão necessário, para buscar novos conhecimentos, entendendo e considerando as dificuldades socioeconômicas e culturais da turma. A construção de maquetes sobre a escola e suas vias públicas torna-se um processo de construção de modelos visíveis para elementos invisíveis, ou seja, é através desse processo e de seus resultados, que os estudantes transformam os conceitos científicos de abstratos para reais, tornando a aula mais atrativa e com uma maior compreensão sobre os assuntos estudados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.