RODRIGUES, Marco Aurélio Godinho. Letramento literário em sala de aula. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95427>. Acesso em: 13/11/2024 19:54
O letramento literário tornou-se uma ferramenta de ensino cada vez mais essencial nas escolas e vida das pessoas, por proporcionar conhecimentos apropriados quando se tratar de processos centrados em inúmeras práticas sociais que trazem a escrita e a leitura como pontos primordiais em meio a sociedade em que nos incluímos. Na escola, o ensino do letramento literário não é apenas uma breve condição de ensinar a ler e escrever, e sim, fazer com que os alunos sejam capazes de ler e também realizar a compreensão dos gêneros literários, além de gostar da literatura e suas leituras, proporcionando-os o gostar distinto que encontram na leitura literária e a sua vivência enquanto leitor. O referido trabalho objetiva conhecer a formação do leitor relacionado ao letramento literário em sala de aula. Para tanto, o tema trabalhado na atualidade, é visto como essencial por considerar-se um processo que nos faz apropriarmos de bases literárias fundamentais na busca pela construção de conhecimentos literários na escola. Nesse interim, a sala de aula se constitui como local onde os alunos formarão o seu repertório de leituras, construindo assim sua identidade literária e um ambiente de formação intelectual. O referido trabalho trata-se de um estudo com característica bibliográfica e traz recortes pautados em embasamentos teóricos acerca do objeto de estudo abordado. Esses recortes estão amparados em Silva e Silveira (2011), Paulino e Cosson (2009), Zilberman e Rosing (2009), Proença Filho (2007), Magda Soares (1999, 2000, 2007), Rildo Cosson (2006ª, 2006b), Mariza Lajolo (2000), e outros.