RESUMO O presente trabalho busca trazer uma reflexão acerca de uma ação pedagógica focada no letramento crítico, a partir do artigo de opinião, com vistas a apresentar, debater e explorar os aspectos do gênero supracitado, numa perspectiva sociointeracionista, de modo que o educando fosse situado no contexto da argumentação, no cenário do ensino remoto emergencial na Rede de Ensino Público da Paraíba. A proposta teve como objetivo instigar o aluno a se posicionar dentro de um texto e mostrar nele seu ponto de vista, fazendo uso de argumentos diversos. Assim, por meio de uma sequência de atividades, composta de 10 oficinas, de forma dinâmica, tornou-se possível envolver os alunos em práticas de leituras, pesquisas, reflexões, debates e de relacionar a disciplina de Língua Portuguesa com outros componentes curriculares (Filosofia e Sociologia) e fazer análise e produção de textos da tipologia dissertativa/argumentativa. Isto posto, dadas as características do texto argumentativo, veiculado principalmente em jornais, revistas (impressos ou eletrônicos) e blogs, com a clara finalidade de refletir e argumentar sobre acontecimentos da atualidade nos mais diversos campos da vida humana, acredita-se que abordá-lo com alunos é de grande valia, tanto para tornar melhor o contato com a língua escrita, quanto para ajudá-los a refletir sobre as questões do corpo social que os cerca. A metodologia empregada foi a pesquisa reflexiva que teve como base bibliográfica teóricos que abordam sobre a temática: Angela Kleiman. (2000), João Wanderley Geraldi (2011), Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2011), Paulo Freire (2019), Chaim Perelman e Lucie Olbrechts - Tyteca (2020), Fiorin (2017), dentre outros. Ao final do processo, constatou-se que os discentes tinham aprimorado a percepção crítica e melhorado a competência em identificar e usar os diferentes argumentos utilizados na sustentação de um ponto de vista definido.