EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO SOBRE SUA RELEVÂNCIA, OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99159 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5945 "inscrito_id" => 1202 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO SOBRE SUA RELEVÂNCIA, OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da educação financeira no ensino básico, com o objetivo geral de investigar sua relevância, bem como seus objetivos específicos e estratégias de implementação. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, a fim de identificar as melhores práticas e resultados dos programas de educação financeira. O estudo revelou que a educação financeira, desempenha um papel crucial na capacitação dos alunos para tomar decisões financeiras responsáveis. Os objetivos específicos dessa abordagem educacional incluem o desenvolvimento de habilidades de planejamento financeiro, orçamento, poupança, investimento e consumo consciente. Além disso, busca-se promover a compreensão de conceitos econômicos básicos, como inflação, juros e mercado de trabalho. Diversas estratégias de implementação eficazes foram identificadas, tais como a inclusão de conteúdos financeiros no currículo escolar, o uso de jogos e atividades práticas que simulam situações financeiras reais, a colaboração com instituições financeiras e especialistas da área. Os resultados destacaram que a educação financeira no ensino básico proporciona aos alunos uma base sólida de conhecimentos e habilidades financeiras, fundamentais para suas vidas adultas. Estudos de caso mostraram que os alunos envolvidos em programas de educação financeira apresentaram uma melhoria na capacidade de tomar decisões financeiras informadas e uma maior conscientização sobre questões econômicas e financeiras em geral. Com base nos resultados, recomenda-se a inclusão interdisciplinar da educação financeira no currículo escolar, contando com professores capacitados nessa área. Em síntese, este estudo destaca a relevância da educação financeira no ensino básico, fornecendo aos alunos as habilidades e o conhecimento necessários para uma gestão financeira adequada em suas vidas. A implementação de estratégias eficazes nessa área contribui para formar cidadãos financeiramente conscientes e capacitados, preparando-os para enfrentar os desafios econômicos do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1202_TB5945_10122023140449.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBSON NUNES GOMES" "autor_nome_curto" => "Prof Robson" "autor_email" => "jrngomes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99159 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5945 "inscrito_id" => 1202 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO SOBRE SUA RELEVÂNCIA, OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da educação financeira no ensino básico, com o objetivo geral de investigar sua relevância, bem como seus objetivos específicos e estratégias de implementação. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, a fim de identificar as melhores práticas e resultados dos programas de educação financeira. O estudo revelou que a educação financeira, desempenha um papel crucial na capacitação dos alunos para tomar decisões financeiras responsáveis. Os objetivos específicos dessa abordagem educacional incluem o desenvolvimento de habilidades de planejamento financeiro, orçamento, poupança, investimento e consumo consciente. Além disso, busca-se promover a compreensão de conceitos econômicos básicos, como inflação, juros e mercado de trabalho. Diversas estratégias de implementação eficazes foram identificadas, tais como a inclusão de conteúdos financeiros no currículo escolar, o uso de jogos e atividades práticas que simulam situações financeiras reais, a colaboração com instituições financeiras e especialistas da área. Os resultados destacaram que a educação financeira no ensino básico proporciona aos alunos uma base sólida de conhecimentos e habilidades financeiras, fundamentais para suas vidas adultas. Estudos de caso mostraram que os alunos envolvidos em programas de educação financeira apresentaram uma melhoria na capacidade de tomar decisões financeiras informadas e uma maior conscientização sobre questões econômicas e financeiras em geral. Com base nos resultados, recomenda-se a inclusão interdisciplinar da educação financeira no currículo escolar, contando com professores capacitados nessa área. Em síntese, este estudo destaca a relevância da educação financeira no ensino básico, fornecendo aos alunos as habilidades e o conhecimento necessários para uma gestão financeira adequada em suas vidas. A implementação de estratégias eficazes nessa área contribui para formar cidadãos financeiramente conscientes e capacitados, preparando-os para enfrentar os desafios econômicos do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1202_TB5945_10122023140449.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBSON NUNES GOMES" "autor_nome_curto" => "Prof Robson" "autor_email" => "jrngomes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }