Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO PROBLEMA À SOLUÇÃO: UM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO PARA INCENTIVAR A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos tem como fundamento o aprender fazendo, construindo através de projetos e da criatividade para entregar soluções para problemas reais, aumentando o engajamento do aluno e, em consequência, a retenção de conceitos e desenvolvimento de habilidades. O Laboratório de Inovação é uma proposta de projeto multidisciplinar de inovação, baseado nas metodologias da Aprendizagem Baseada em Projetos e do Design Thinking, uma metodologia para o desenvolvimento de soluções para problemas reais. O projeto tem os seguintes objetivos: incentivar a inovação no campus; oferecer um ambiente interdisciplinar e multidisciplinar para desenvolvimento dos alunos; trabalhar a cultura maker ao oferecer um projeto mão na massa, e trabalhar habilidades técnicas e sociais esperadas no mercado de trabalho do futuro. Um outro objetivo do projeto é que este traga não apenas resultados positivos no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, mas também um impacto real nas soluções inovadoras propostas pelas equipes, principalmente para a região onde o campus está localizado. Em andamento em um campus localizado em uma cidade com cerca de 25.000 habitantes, o laboratório ainda tem um papel importante no desenvolvimento de uma cultura de inovação na região. A proposta é que, ao longo de 12 meses cada equipe escolha um problema para trabalhar e passe por todas as etapas do Design Thinking: empatia, definição, idealização, prototipação e teste. O resultado do projeto é um protótipo de baixa fidelidade de um produto inovador, seja de hardware, software ou serviço. Existem, no momento, três equipes com um total de 24 estudantes, de diferentes cursos de nível técnico e superior, desenvolvendo diferentes trabalhos no laboratório e já foi possível avaliar o engajamento desses estudantes com as atividades desenvolvidas no laboratório e o impacto no seu processo geral de ensino aprendizagem, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais.

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