EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: A DESTILAÇÃO DO FERMENTADO ALCOÓLICO DA FRUTA JAMBO VERMELHO COMO UMA ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
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Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a importância da experimentação no ensino de química do ensino médio através da destilação dos fermentados alcoólicos do Jambo vermelho. A presente pesquisa é do tipo qualitativa e se utiliza da abordagem de pesquisa-ação, visando à melhoria da prática pedagógica. A atividade foi realizada em três etapas: na primeira, foi apresentada a teoria sobre o processo de fermentação alcoólica e a produção de bebidas alcoólicas; na segunda, os alunos prepararam o mosto a partir do Jambo Vermelho e açúcar, adicionando leveduras de fermentação; na terceira etapa, realiza-se a destilação do fermentado obtido na etapa anterior. Para a coleta de dados, foram utilizados a observação e a aplicação de um questionário; para a organização destes dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o objetivo de identificar padrões, tendências e percepções que possam contribuir para o aprimoramento do ensino de química através da experimentação. 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