Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDER E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA LÚDICA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95373
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 955
    "inscrito_id" => 10752
    "titulo" => "APRENDER E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA LÚDICA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Muito se discute sobre práticas pedagógicas para o ensino dos anos iniciais. Mas, é fato constatar que muitos educadores, ainda, enxerguem a sala de aula como sendo um local de trabalho sério e árduo onde não é possível a inserção de práticas lúdicas. Pensar a sala de aula sobre esta perspectiva é por vezes recorrer a uma metodologia tradicional de ensino, mas, se nota através desta restrição que essa forma do fazer pedagógico já não surte tantos efeitos positivos e duradouros no atual cenário social. Hoje existe uma valorização diversificada de todos os meios para que se efetive o processo ensino-aprendizagem na qual seja posto em questão a interação, as diferentes formas de práticas comunicativas, o uso da língua em práticas reais e/ou simuladas da vivência, entre outros meios cuja base seja alicerçada na ludicidade. Partindo da problemática, como objetivo geral a reflexão entre o aprender e o brincar nos anos iniciais da Educação Infantil. Para tanto, os objetivos específicos são a realização de um estudo bibliográfico sobre a importância de jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil, pontuar, refletir sobre os benefícios destas atividades e analisar como estar sendo o papel do professor diante deste ensino que tem o lúdico como principal ferramenta. Para a realização desse trabalho, realizamos pesquisa bibliográfica com autores que trabalham a temática, a efetivação, mediação do professor com o lúdico para tornar a aprendizagem mais atrativa e prazerosa. Como resultado, observamos que o espaço lúdico possibilita a criação de um espaço autônomo em si tratando do tempo, espaço e objetos que esteja sendo utilizado, pois, é através disso que existe a efetivação de um espaço no qual o aprendiz utilizará para criar, recriar, inventar utilizando sua imaginação como fonte de produção de conhecimento ao passo que adota aescolar como leve e atrativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10752_TB955_13092023104840.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX BRUNNO BEZERRA  DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEX"
    "autor_email" => "alexbrunno91@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95373
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 955
    "inscrito_id" => 10752
    "titulo" => "APRENDER E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA LÚDICA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Muito se discute sobre práticas pedagógicas para o ensino dos anos iniciais. Mas, é fato constatar que muitos educadores, ainda, enxerguem a sala de aula como sendo um local de trabalho sério e árduo onde não é possível a inserção de práticas lúdicas. Pensar a sala de aula sobre esta perspectiva é por vezes recorrer a uma metodologia tradicional de ensino, mas, se nota através desta restrição que essa forma do fazer pedagógico já não surte tantos efeitos positivos e duradouros no atual cenário social. Hoje existe uma valorização diversificada de todos os meios para que se efetive o processo ensino-aprendizagem na qual seja posto em questão a interação, as diferentes formas de práticas comunicativas, o uso da língua em práticas reais e/ou simuladas da vivência, entre outros meios cuja base seja alicerçada na ludicidade. Partindo da problemática, como objetivo geral a reflexão entre o aprender e o brincar nos anos iniciais da Educação Infantil. Para tanto, os objetivos específicos são a realização de um estudo bibliográfico sobre a importância de jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil, pontuar, refletir sobre os benefícios destas atividades e analisar como estar sendo o papel do professor diante deste ensino que tem o lúdico como principal ferramenta. Para a realização desse trabalho, realizamos pesquisa bibliográfica com autores que trabalham a temática, a efetivação, mediação do professor com o lúdico para tornar a aprendizagem mais atrativa e prazerosa. Como resultado, observamos que o espaço lúdico possibilita a criação de um espaço autônomo em si tratando do tempo, espaço e objetos que esteja sendo utilizado, pois, é através disso que existe a efetivação de um espaço no qual o aprendiz utilizará para criar, recriar, inventar utilizando sua imaginação como fonte de produção de conhecimento ao passo que adota aescolar como leve e atrativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10752_TB955_13092023104840.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX BRUNNO BEZERRA  DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEX"
    "autor_email" => "alexbrunno91@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Muito se discute sobre práticas pedagógicas para o ensino dos anos iniciais. Mas, é fato constatar que muitos educadores, ainda, enxerguem a sala de aula como sendo um local de trabalho sério e árduo onde não é possível a inserção de práticas lúdicas. Pensar a sala de aula sobre esta perspectiva é por vezes recorrer a uma metodologia tradicional de ensino, mas, se nota através desta restrição que essa forma do fazer pedagógico já não surte tantos efeitos positivos e duradouros no atual cenário social. Hoje existe uma valorização diversificada de todos os meios para que se efetive o processo ensino-aprendizagem na qual seja posto em questão a interação, as diferentes formas de práticas comunicativas, o uso da língua em práticas reais e/ou simuladas da vivência, entre outros meios cuja base seja alicerçada na ludicidade. Partindo da problemática, como objetivo geral a reflexão entre o aprender e o brincar nos anos iniciais da Educação Infantil. Para tanto, os objetivos específicos são a realização de um estudo bibliográfico sobre a importância de jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil, pontuar, refletir sobre os benefícios destas atividades e analisar como estar sendo o papel do professor diante deste ensino que tem o lúdico como principal ferramenta. Para a realização desse trabalho, realizamos pesquisa bibliográfica com autores que trabalham a temática, a efetivação, mediação do professor com o lúdico para tornar a aprendizagem mais atrativa e prazerosa. Como resultado, observamos que o espaço lúdico possibilita a criação de um espaço autônomo em si tratando do tempo, espaço e objetos que esteja sendo utilizado, pois, é através disso que existe a efetivação de um espaço no qual o aprendiz utilizará para criar, recriar, inventar utilizando sua imaginação como fonte de produção de conhecimento ao passo que adota aescolar como leve e atrativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.