Este resumo faz parte de um projeto de pesquisa, em andamento, desenvolvido na UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), intitulado “Família de meios populares e os significados da leitura e da escrita: um estudo de caso em Pernambuco. O objeto de estudo é uma família de meios populares oriunda de Caruaru que migrou para a capital de Pernambuco na década de 1970, composta por pais – com baixa escolarização – e oito filhos que alcançaram uma longevidade escolar. Este artigo tem como objetivo analisar a influência do movimento religioso católico chamado Folcolare na formação da longevidade escolar desses filhos e filhas. O trabalho possui como referência teórica os estudos produzidos pelos autores Silva (2010), Lahire (1997) e Bourdieu (1998). Como metodologia realizamos entrevistas com os membros dessa família. Como resultados iniciais foi possível identificar no movimento ações de valorização e incentivo a formação educacional e o pai como um dos responsáveis pela inserção da família no movimento. Também observamos que uma das filhas foi batizada com o nome da fundadora e hoje reside em uma comunidade do movimento como folcolarina e um outro filho que teve sua pós-graduação no exterior e outras viagens financiadas pelo movimento. A partir desses dados, iniciais coletados na entrevista, é possível compreender a importância do movimento Folcolare, entendendo-o como um viabilizador de um determinado capital social e cultural que auxiliou os filhos e filhas dessa família a outorgar uma determinada longevidade escolar.