A presente comunicação compreende uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa que propõe responder à seguinte questão: Quais são as relações existentes entre o Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp) “Dislexia” e as dificuldades de aprendizagem matemática? Para isso, propomos como objetivo geral: analisar como o TEAp dislexia pode prejudicar a aprendizagem matemática das crianças, elencando como objetivos específicos apontar as principais diferenças e semelhanças entre dislexia e discalculia; identificar as principais dificuldades de um aluno do 5º ano com dislexia no aprendizado da matemática. Sendo assim, trata-se de um estudo de caso de uma criança disléxica matriculada no Colégio de Aplicação da Escola de Educação Básica da UFPB (Cap-EBAS) no ano de 2022. Como metodologia de pesquisa, a autora e extensionista do projeto de extensão “Matemática em Ação: Resgatando conteúdos não consolidados no período de aulas remotas”, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou a aplicação, em uma das ações do projeto, apoiando-se na técnica shadowing ou técnica de sombreamento que consiste na observação de determinados aspectos da rotina do sujeito pesquisado. Nesse caso, foi analisada a interação e aprendizagem do aluno diagnosticado com dislexia na realização das atividades propostas pelos extensionistas do projeto. Analisando as relações entre o TEAp dislexia e as dificuldades de aprendizagem matemática das crianças, consideramos que a dislexia, sendo um transtorno que opera prejuízos na leitura de textos por meio de trocas, substituições ou omissões de palavras, se apresenta também em dificuldade de leitura matemática em que a criança apresenta dificuldades de ordenação numeral, sem apresentar, contudo, comprometimento do raciocínio lógico matemático, como foi o caso da criança participante alvo dessa pesquisa. Assim, concluímos que, as relações existentes entre a dislexia e as dificuldades de aprendizagem matemática se dão na compreensão das semelhanças e diferenças entre os transtornos citados.