Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO KIT DE ROBÓTICA DO WEDO 2.0 COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98374
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4935
    "inscrito_id" => 20196
    "titulo" => "O USO DO KIT DE ROBÓTICA DO WEDO 2.0 COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso da robótica tem-se mostrado presente em diversas áreas, sendo assim, torna-se um campo interdisciplinar que pode apresentar grandes contribuições para a educação escolar. O objetivo principal deste trabalho foi construir uma atividade interdisciplinar que contemplasse o ensino de ciências e a robótica, despertando, assim, o interesse dos estudantes para as disciplinas que compõem a área de ciências da natureza. Para alcançar o objetivo esperado, a atividade foi realizada com um grupo de 16 estudantes do ensino fundamental, pertencentes ao 6° e 7° ano. A metodologia consistiu em cinco momentos, sendo eles: Introdução ao mundo da robótica; explorando o Kit do WeDo 2.0; noções de programação; montagem de robôs introdutórios e integralização, ademais sucedeu-se um questionário de sondagem composto de 3 perguntas (Você gosta de estudar ciências? Você gosta de robótica? Você concorda que o uso da robótica contribuiu para a compreensão de conteúdos científicos?) para investigar como os estudantes avaliaram a atividade. O questionário apresentou resultados significativos, em que cerca de 68,75% dos estudantes concordaram totalmente que a robótica auxilia na compreensão de conteúdos científicos e 31,25% concordam parcialmente, além disso, por meio do momento de integralização, observou-se que os estudantes apresentaram interesse em participar da pesquisa, responder as perguntas, montar o robô e socializar com os colegas de classe as informações encontradas. Os estudantes indicaram também que a robótica pode ajudar de diversas formas em diferentes áreas, o que os estimulou a participarem da atividade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20196_TB4935_18102023114545.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLYANE CAMILLE SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Willyane Santos"
    "autor_email" => "willyane3071@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98374
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4935
    "inscrito_id" => 20196
    "titulo" => "O USO DO KIT DE ROBÓTICA DO WEDO 2.0 COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O uso da robótica tem-se mostrado presente em diversas áreas, sendo assim, torna-se um campo interdisciplinar que pode apresentar grandes contribuições para a educação escolar. O objetivo principal deste trabalho foi construir uma atividade interdisciplinar que contemplasse o ensino de ciências e a robótica, despertando, assim, o interesse dos estudantes para as disciplinas que compõem a área de ciências da natureza. Para alcançar o objetivo esperado, a atividade foi realizada com um grupo de 16 estudantes do ensino fundamental, pertencentes ao 6° e 7° ano. A metodologia consistiu em cinco momentos, sendo eles: Introdução ao mundo da robótica; explorando o Kit do WeDo 2.0; noções de programação; montagem de robôs introdutórios e integralização, ademais sucedeu-se um questionário de sondagem composto de 3 perguntas (Você gosta de estudar ciências? Você gosta de robótica? Você concorda que o uso da robótica contribuiu para a compreensão de conteúdos científicos?) para investigar como os estudantes avaliaram a atividade. O questionário apresentou resultados significativos, em que cerca de 68,75% dos estudantes concordaram totalmente que a robótica auxilia na compreensão de conteúdos científicos e 31,25% concordam parcialmente, além disso, por meio do momento de integralização, observou-se que os estudantes apresentaram interesse em participar da pesquisa, responder as perguntas, montar o robô e socializar com os colegas de classe as informações encontradas. Os estudantes indicaram também que a robótica pode ajudar de diversas formas em diferentes áreas, o que os estimulou a participarem da atividade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20196_TB4935_18102023114545.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLYANE CAMILLE SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Willyane Santos"
    "autor_email" => "willyane3071@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso da robótica tem-se mostrado presente em diversas áreas, sendo assim, torna-se um campo interdisciplinar que pode apresentar grandes contribuições para a educação escolar. O objetivo principal deste trabalho foi construir uma atividade interdisciplinar que contemplasse o ensino de ciências e a robótica, despertando, assim, o interesse dos estudantes para as disciplinas que compõem a área de ciências da natureza. Para alcançar o objetivo esperado, a atividade foi realizada com um grupo de 16 estudantes do ensino fundamental, pertencentes ao 6° e 7° ano. A metodologia consistiu em cinco momentos, sendo eles: Introdução ao mundo da robótica; explorando o Kit do WeDo 2.0; noções de programação; montagem de robôs introdutórios e integralização, ademais sucedeu-se um questionário de sondagem composto de 3 perguntas (Você gosta de estudar ciências? Você gosta de robótica? Você concorda que o uso da robótica contribuiu para a compreensão de conteúdos científicos?) para investigar como os estudantes avaliaram a atividade. O questionário apresentou resultados significativos, em que cerca de 68,75% dos estudantes concordaram totalmente que a robótica auxilia na compreensão de conteúdos científicos e 31,25% concordam parcialmente, além disso, por meio do momento de integralização, observou-se que os estudantes apresentaram interesse em participar da pesquisa, responder as perguntas, montar o robô e socializar com os colegas de classe as informações encontradas. Os estudantes indicaram também que a robótica pode ajudar de diversas formas em diferentes áreas, o que os estimulou a participarem da atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.