Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GINÁSTICA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95339
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 913
    "inscrito_id" => 8679
    "titulo" => "GINÁSTICA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Os professores de Educação Física que passaram em nossa vida estudantil trouxeram os reflexos de suas formações, alguns conseguiram ressignificar o olhar para o esportivismo e outros não, percebe-se com isso uma carência na aplicação e vivência do conteúdo de ginástica nas aulas de Educação Física, decorrente possivelmente de poucas edições e publicações literária, falta de estímulos na vivência de professores ou pouca importância dada ao conteúdo. Nosso objetivo geral foi propor possibilidades pedagógicas sobre o ensino da ginástica nos anos finais do ensino fundamental. Nossos objetivos específicos foram: construir com os alunos uma proposta de trabalho da unidade temática ginástica; descrever uma experiência de trabalho com a ginástica nas aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; verificar e avaliar a percepção da ginástica ao final da sequência de aulas. A pesquisa classifica-se de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 7º ano da E. E. E. F. Antenor Navarro, na cidade de Guarabira/PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a aplicação de questionário, a observação participante do tipo descritiva e os recursos imagéticos, fotográficos e diário de campo. Os resultados foram descritos a analisados, a partir das vivências dos alunos, registros e observações da professora-pesquisadora, acrescidos das anotações do diário de campo. A intervenção contou com aulas teóricas e práticas. Ressignificar o padrão cultural esportista, a cultura da ‘bola’ nas aulas de Educação Física, é algo desafiador, pois requer muita paciência, porém não é algo impossível de ser rompido, basta que abramos novas possibilidades de vivências corporais que ressignifique o uso do elemento ‘bola’, estabelecido historicamente como algo indispensável na realização de uma aula. Esse estudo vem corroborar com a prática docente de vários professores, fortalecendo que é possível possibilitar o ensino da ginástica na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8679_TB913_17052023112725.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIENNE DE LUCENA SOUTO MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "JULIENNE"
    "autor_email" => "julienne_marinho@hotmail."
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95339
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 913
    "inscrito_id" => 8679
    "titulo" => "GINÁSTICA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Os professores de Educação Física que passaram em nossa vida estudantil trouxeram os reflexos de suas formações, alguns conseguiram ressignificar o olhar para o esportivismo e outros não, percebe-se com isso uma carência na aplicação e vivência do conteúdo de ginástica nas aulas de Educação Física, decorrente possivelmente de poucas edições e publicações literária, falta de estímulos na vivência de professores ou pouca importância dada ao conteúdo. Nosso objetivo geral foi propor possibilidades pedagógicas sobre o ensino da ginástica nos anos finais do ensino fundamental. Nossos objetivos específicos foram: construir com os alunos uma proposta de trabalho da unidade temática ginástica; descrever uma experiência de trabalho com a ginástica nas aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; verificar e avaliar a percepção da ginástica ao final da sequência de aulas. A pesquisa classifica-se de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 7º ano da E. E. E. F. Antenor Navarro, na cidade de Guarabira/PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a aplicação de questionário, a observação participante do tipo descritiva e os recursos imagéticos, fotográficos e diário de campo. Os resultados foram descritos a analisados, a partir das vivências dos alunos, registros e observações da professora-pesquisadora, acrescidos das anotações do diário de campo. A intervenção contou com aulas teóricas e práticas. Ressignificar o padrão cultural esportista, a cultura da ‘bola’ nas aulas de Educação Física, é algo desafiador, pois requer muita paciência, porém não é algo impossível de ser rompido, basta que abramos novas possibilidades de vivências corporais que ressignifique o uso do elemento ‘bola’, estabelecido historicamente como algo indispensável na realização de uma aula. Esse estudo vem corroborar com a prática docente de vários professores, fortalecendo que é possível possibilitar o ensino da ginástica na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8679_TB913_17052023112725.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIENNE DE LUCENA SOUTO MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "JULIENNE"
    "autor_email" => "julienne_marinho@hotmail."
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os professores de Educação Física que passaram em nossa vida estudantil trouxeram os reflexos de suas formações, alguns conseguiram ressignificar o olhar para o esportivismo e outros não, percebe-se com isso uma carência na aplicação e vivência do conteúdo de ginástica nas aulas de Educação Física, decorrente possivelmente de poucas edições e publicações literária, falta de estímulos na vivência de professores ou pouca importância dada ao conteúdo. Nosso objetivo geral foi propor possibilidades pedagógicas sobre o ensino da ginástica nos anos finais do ensino fundamental. Nossos objetivos específicos foram: construir com os alunos uma proposta de trabalho da unidade temática ginástica; descrever uma experiência de trabalho com a ginástica nas aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; verificar e avaliar a percepção da ginástica ao final da sequência de aulas. A pesquisa classifica-se de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 7º ano da E. E. E. F. Antenor Navarro, na cidade de Guarabira/PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a aplicação de questionário, a observação participante do tipo descritiva e os recursos imagéticos, fotográficos e diário de campo. Os resultados foram descritos a analisados, a partir das vivências dos alunos, registros e observações da professora-pesquisadora, acrescidos das anotações do diário de campo. A intervenção contou com aulas teóricas e práticas. Ressignificar o padrão cultural esportista, a cultura da ‘bola’ nas aulas de Educação Física, é algo desafiador, pois requer muita paciência, porém não é algo impossível de ser rompido, basta que abramos novas possibilidades de vivências corporais que ressignifique o uso do elemento ‘bola’, estabelecido historicamente como algo indispensável na realização de uma aula. Esse estudo vem corroborar com a prática docente de vários professores, fortalecendo que é possível possibilitar o ensino da ginástica na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.