Esse trabalho de pesquisa apresenta uma concepção da utilização de recursos didáticos diferenciados para desenvolver temáticas específicas no ensino de Geografia, com finalidade o uso de maquete como recurso pedagógico para estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas da disciplina de Geografia na Escola de Referência em Ensino Médio Odorico Melo no município de Parnamirim/PE. É de suma importante para o desenvolvimento teste trabalho, manter a formação continuada dos docentes em geografia, onde irá tornar o ensino mais atrativo e dinâmico, baseando nas perspectivas e realidade de incluir o educando nesse papel de agente transformador do espaço geográfico, pois os alunos nesse nível abrange uma relação diversificada/direcionada com a Geografia Física, onde se encontra dificuldades na prática, já que em algumas realidades está sendo utilizada apenas a parte teórica com livros e material impresso. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar diante da realidade dos alunos o uso dessa ferramenta, de modo a torna-lo mais útil aos discentes, pois pretende levar aos alunos um recurso didático diferenciado, nesse caso utilizando o recurso didático que é a confecção de maquete.