Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ODORICO MELO, PARNAMIRIM-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94844
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 3284
    "titulo" => "O USO DE MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ODORICO MELO, PARNAMIRIM-PE"
    "resumo" => "Esse trabalho de pesquisa apresenta uma concepção da utilização de recursos didáticos diferenciados para desenvolver temáticas específicas no ensino de Geografia, com finalidade o uso de maquete como recurso pedagógico para estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas da disciplina de Geografia na Escola de Referência em Ensino Médio Odorico Melo no município de Parnamirim/PE. É de suma importante para o desenvolvimento teste trabalho, manter a formação continuada dos docentes em geografia, onde irá tornar o ensino mais atrativo e dinâmico, baseando nas perspectivas e realidade de incluir o educando nesse papel de agente transformador do espaço geográfico, pois os alunos nesse nível abrange uma relação diversificada/direcionada com a Geografia Física, onde se encontra dificuldades na prática, já que em algumas realidades está sendo utilizada apenas a parte teórica com livros e material impresso. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar diante da realidade dos alunos o uso dessa ferramenta, de modo a torna-lo mais útil aos discentes, pois pretende levar aos alunos um recurso didático diferenciado, nesse caso utilizando o recurso didático que é a confecção de maquete."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3284_TB274_22042023011422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME NOGUEIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME N."
    "autor_email" => "guiiherme8@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE SÃO FRANCISCO (CESVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94844
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 3284
    "titulo" => "O USO DE MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ODORICO MELO, PARNAMIRIM-PE"
    "resumo" => "Esse trabalho de pesquisa apresenta uma concepção da utilização de recursos didáticos diferenciados para desenvolver temáticas específicas no ensino de Geografia, com finalidade o uso de maquete como recurso pedagógico para estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas da disciplina de Geografia na Escola de Referência em Ensino Médio Odorico Melo no município de Parnamirim/PE. É de suma importante para o desenvolvimento teste trabalho, manter a formação continuada dos docentes em geografia, onde irá tornar o ensino mais atrativo e dinâmico, baseando nas perspectivas e realidade de incluir o educando nesse papel de agente transformador do espaço geográfico, pois os alunos nesse nível abrange uma relação diversificada/direcionada com a Geografia Física, onde se encontra dificuldades na prática, já que em algumas realidades está sendo utilizada apenas a parte teórica com livros e material impresso. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar diante da realidade dos alunos o uso dessa ferramenta, de modo a torna-lo mais útil aos discentes, pois pretende levar aos alunos um recurso didático diferenciado, nesse caso utilizando o recurso didático que é a confecção de maquete."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3284_TB274_22042023011422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME NOGUEIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME N."
    "autor_email" => "guiiherme8@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE SÃO FRANCISCO (CESVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse trabalho de pesquisa apresenta uma concepção da utilização de recursos didáticos diferenciados para desenvolver temáticas específicas no ensino de Geografia, com finalidade o uso de maquete como recurso pedagógico para estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas da disciplina de Geografia na Escola de Referência em Ensino Médio Odorico Melo no município de Parnamirim/PE. É de suma importante para o desenvolvimento teste trabalho, manter a formação continuada dos docentes em geografia, onde irá tornar o ensino mais atrativo e dinâmico, baseando nas perspectivas e realidade de incluir o educando nesse papel de agente transformador do espaço geográfico, pois os alunos nesse nível abrange uma relação diversificada/direcionada com a Geografia Física, onde se encontra dificuldades na prática, já que em algumas realidades está sendo utilizada apenas a parte teórica com livros e material impresso. Pensando nisto, o presente artigo objetivou analisar diante da realidade dos alunos o uso dessa ferramenta, de modo a torna-lo mais útil aos discentes, pois pretende levar aos alunos um recurso didático diferenciado, nesse caso utilizando o recurso didático que é a confecção de maquete.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.