O abandono do conhecimento do senso comum, visto como obstáculo pelo saber científico, não representa o objetivo da educação cidadã, pois o senso comum é um saber resultante das relações sujeito-sujeito e sujeito-mundo, mesmo que o produto dessas interações seja uma leitura ingênua da realidade. É necessário, portanto, que os estudantes estabeleçam uma relação crítica de significados entre a visão de mundo que trazem consigo e os conhecimentos científicos adquiridos. Neste trabalho, temos como objetivo analisar diferentes sentidos atribuídos por estudantes do ensino médio a termos e expressões que envolvem o conhecimento e uso de produtos naturais. Assim, foi proposta e aplicada uma sequência didática (SD) com auxílio instrumental da contextualização dos saberes presentes nas áreas da química dos produtos naturais e da medicina popular. Resultados qualitativos apontam que os estudantes atribuíram diferentes significados à expressão “produto natural”. Inicialmente os estudantes apresentam a ideia de que os produtos naturais são produtos sem química, retirados da natureza e que são benéficos à saúde. Após a discussão do papel histórico-social dos produtos naturais, os estudantes expressaram ideias de que produtos naturais são substâncias químicas produzidas através do metabolismo de seres vivos e, não necessariamente, benéficas. Entretanto, os estudantes possuíam resistência em considerar que produtos naturais podem ser produzidos em laboratório. Tal significado foi modificado após a contextualização de técnicas cromatográficas e preparo de extratos utilizados na medicina popular, a qual necessitou de conceitos científicos como substância, mistura, pureza e transformações químicas. Os estudantes compreenderam que os produtos naturais podem ser isolados e produzidos em laboratório, também estabeleceram que as diferentes propriedades medicinais dos extratos são decorrentes das diferentes composições das misturas. Concluímos que a contextualização é uma ferramenta que auxilia no diálogo dos saberes do senso comum e científico para que se construa uma formação cidadã.