A capacidade de investigar, deduzir, organizar ideias e fundamentar hipóteses bem como apontar resultados, são habilidades trabalhadas nos alunos em todo seu percurso na educação básica, isso é, do ensino fundamental até o médio. O uso da estatística como ferramenta de desenvolvimento dessas habilidades tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente na disciplina de matemática, no entanto, o uso dessa ciência, como parte da matemática e não como uma ciência, dificulta a sua utilização e exploração nas mais diversas áreas do saber. O Ciclo Investigativo PPDAC, proposto por Wild e Pfannkuch (1999), é composto por cinco fases: problema, planejamento, dados, análise e conclusão. Com este ciclo, o aluno entrará em um processo de investigação estatística, no qual ele poderá desenvolver todo seu percurso, desde o problema até as conclusões, apresentando de forma detalhada os procedimentos para realização da sua pesquisa. Para a elaboração do artigo, foi realizado um levantamento bibliográfico que apontassem considerações acerca da utilização da metodologia do Ciclo Investigativo PPDAC em aulas para turmas do ensino médio, com o objetivo de investigar de que forma a aplicação da estática pode ser trabalhada com a metodologia proposta pelo PPDAC e quais seus impactos no ensino e aprendizagem do conteúdo. Muitos trabalhos apontaram resultados positivos na utilização desse recurso como apontou Araújo, Rosa dentre outros autores utilizados.