Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto Universidade Pública e Relações de Gênero: o lugar ocupado pelas alunas e professoras da UFPB, que tem como premissa, a defesa da universidade pública e a democratização do acesso ao saber. No âmbito deste debate, o estudo de natureza qualitativa busca refletir sobre o ensino superior, as suas contradições e avanços, com especial atenção para o espaço ocupado pelas mulheres na universidade, numa perspectiva de igualdade de gênero. Para isto, realizou-se um levantamento das publicações indexadas entre os anos 2003 e 2023, a partir dos descritores “Democratização da Universidade”; “Democratização da Universidade e Gênero”; “Mulheres na Ciência”. O processo de busca centrou-se na pesquisa por artigos científicos na base de dados bibliográficas dados ibero-americana, Redalyc. Como resultado dessa pesquisa, foram encontrados 117 artigos, considerando as três categorias. Identificou-se 16 artigos entre os anos 2003 e 2013 referentes categoria democratização e universidade, e 32 artigos entre os anos 2014 e 2023. Sendo o ano de 2015, aquele com maior prevalência de publicações. Já a categoria democratização da universidade e gênero, identificou-se 32 artigos entre os anos 2003 e 2023, com destaque para o ano de 2021, com 4 publicações. Em relação a categoria mulheres na Ciência, identificou-se 37 artigos, sendo que o ano de 2021 é aquele com maior número publicações, totalizando 8 artigos. Esse cuidadoso processo de busca das publicações e posterior análise dos dados evidenciou o reconhecimento pela comunidade acadêmica da importância da universidade pública para o desenvolvimento do país, bem como enfatizou a desigualdade de gênero na universidade e a invisibilidade do trabalho acadêmico realizado por mulheres no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, em tempos de crise e desconstrução desta relevante instituição educativa.