Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Pensar uma educação de qualidade tem sido foco de diversos estudos ao longo dos tempos. Não passível de ignorar, nova demanda confronta profissionais e sistemas de ensino frente a pandemia que transformou 2020, colocando-nos diante de novos desafios, reclusão extensa e o repensar do ser social, dos novos olhares para a vida, para o ensino e para a aprendizagem distante dos espaços formais. A plasticidade cerebral e as sinapses neuroniais são capazes de transformar nossas capacidades cognitivas e ampliar as possibilidades de aprendizagem, de produção, de recursos, de relações, de transformações e de adaptações as quais podem vir a tornar-se permanentes. Essa capacidade de aprender indefere de espaços, é contínua e permite que as diferenciações pessoais tornem o processo único para cada um, condizentes com os estímulos propostos. Assim, mediar a aprendizagem no pós-pandêmico simbolizou uma corrida a planejamentos acolhedores, integradores e dinâmicos com foco a uma recomposição de conhecimentos significativos. Diante desse quadro, construiu-se uma sequência didática fundamentada na perspectiva desenvolvimental da psicologia soviética, aplicada em formato híbrido, considerando o pensamento computacional para a resolução de problemas em níveis crescentes de dificuldade, integrando aulas presenciais e remotas com suporte do Meet, do Jamboard e do aplicativo Scratch Jr como ferramentas fundamentais para a construção desse processo. Assim, os resultados apontam avanços nas interações intra e interespecíficas refletindo na oralidade, na interpretação, nas inferências e, consequentemente, na inteligência emocional na resolução de conflitos e desafios.

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