Esta pesquisa objetiva promover uma discussão/reflexão sobre a organização dos espaços nas instituições de Educação Infantil, tendo como referência, o princípio da estética. A escola é compreendida como um lugar acolhedor, seguro e prazeroso que oportuniza a construção de contextos significativos, a fim de que as crianças possam expressar seu pensamento, construir sua identidade e se sentir pertencente ao ambiente nas relações que se estabelecem quando interagem, brincam e (re)criam significados sobre o meio que os cercam. Portanto, a relevância do tema visa refletir sobre a estruturação dos espaços escolares atuais, considerando-o como um terceiro educador e um elemento curricular que carrega em si um potencial para a aprendizagem das crianças, diante das relações e interações que se estabelece com os contextos investigativos que são oportunizados. A pesquisa é do tipo exploratória, com uma abordagem qualitativa, sendo metodologicamente assentada no estudo de caso. A técnica de pesquisa foi baseada na observação, utilizando como instrumentos de coleta os registros fotográficos e aplicação de um questionário junto aos docentes. Tendo como embasamento teórico os principais autores: Barbosa (2008), Forneiro (1998), Horn (2004), Hoyuelos (2006), Malaguzzi (1999) e Zabalza (1998). Portanto, verificamos que o princípio da estética na organização dos espaços, interfere de forma direta no processo de aprendizado e desenvolvimento infantil, representa o cotidiano pedagógico da instituição e as concepções de criança.