Nós professores da Educação de Jovens e Adultos sabemos o quanto é desafiador se trabalhar a variação linguística, mais especificamente a variante padrão, de modo significativo e instigante para o docente. É necessário desenvolver nos alunos a percepção de uso e adequação da língua, de modo que eles saibam aplicar no seu cotidiano as variações linguísticas de acordo com as demandas sociais impostas. Foi pensando sobre tais aspectos, que desenvolvemos esta proposta de intervenção, com o objetivo de ampliar o repertório linguístico e a oralidade na variante padrão. Para a efetivação deste trabalho, lançamos mão de dois modelos de jogos teatrais, como artifício para o desenvolvimento da atividade. A abordagem metodológica aplicada foi a qualitativa por meio da pesquisa-ação. Em relação à geração de dados, utilizamos duas rodas de conversa e na etapa de análise e interpretação dos dados, optamos pelos núcleos de significação. O aporte teórico que embasa essa proposta de intervenção consiste nos seguintes autores: Faracco (2008), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Boal (2019) e Bortoni-Ricardo (2008), Dolz e Schnewly (2004), Ferreyra (1998) e a BNCC (2018). Os resultados apontam possibilidades de se trabalhar a variação linguística de maneira lúdica, através de jogos teatrais com o intuito de se alcançar uma aprendizagem mais condizente com as vivências dos jovens, adultos e idosos, mediante a dramatização de contextos sociais vividos fora do espaço escolar.