Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO COOPERATIVISTA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99933
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6968
    "inscrito_id" => 20552
    "titulo" => "PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO COOPERATIVISTA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL"
    "resumo" => "A sociedade brasileira é caracterizada pelo grau de desigualdade entre as classes, sendo refletido tanto no âmbito educacional, quanto no profissional. Tamanha dualidade é encontrada em todos os resultados econômicos e sociais do Brasil e no seu ciclo de subdesenvolvimento. O modelo capitalista impede os pequenos produtores/empreendedores desenvolverem seus negócios, que por sinal tem alto grau de falência. Boa parte deste problema é a competição desleal existente no contexto do mercado brasileiro, onde os grandes conseguem escalar produção e reduzir custos encarando as barreiras de mercado, como competição abrupta e altos impostos de forma mais tranquila que os pequenos, que muitas vezes se quer conseguem pagar suas contas básicas. Dentro deste contexto, busca-se algumas alternativas de atuação no mercado que proporcione ao pequeno produtor/empreendedor maior sustentabilidade de negócio para melhoria de sua realidade. Para solução deste problema se tem a aplicação de métodos de economia solidária, a exemplo da dinâmica cooperativista como alternativa ao modelo atual de competição. Nesse contexto o objetivo principal será aplicar uma metodologia de ensino do modelo cooperativista como alternativa ao padrão capitalista atual para atuação dos alunos do curso técnico em agropecuária no mercado de trabalho, outros objetivos são abordar a temática da consciência de classe, investigar a capacidade de compreensão dos discentes sobre seu contexto social e elaborar uma sequência didática para aplicação dos conteúdos sobre o sistema cooperativista. Serão realizados, além de levantamento bibliográfico, entrevistas semi-estruturadas para diagnóstico do grau de entendimento dos discentes sobre o tema do cooperativismo e identificação do público participante da pesquisa, esta pesquisa será de cunho qualitativo através da metodologia de pesquisa ação, com a utilização de metodologias ativas para aplicação da metodologia proposta e seguirá a linha de pesquisa de práticas educativas aos discentes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20552_TB6968_20112023212159.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACÁCIO BENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ACÁCIO"
    "autor_email" => "acaciobento1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99933
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6968
    "inscrito_id" => 20552
    "titulo" => "PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO COOPERATIVISTA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL"
    "resumo" => "A sociedade brasileira é caracterizada pelo grau de desigualdade entre as classes, sendo refletido tanto no âmbito educacional, quanto no profissional. Tamanha dualidade é encontrada em todos os resultados econômicos e sociais do Brasil e no seu ciclo de subdesenvolvimento. O modelo capitalista impede os pequenos produtores/empreendedores desenvolverem seus negócios, que por sinal tem alto grau de falência. Boa parte deste problema é a competição desleal existente no contexto do mercado brasileiro, onde os grandes conseguem escalar produção e reduzir custos encarando as barreiras de mercado, como competição abrupta e altos impostos de forma mais tranquila que os pequenos, que muitas vezes se quer conseguem pagar suas contas básicas. Dentro deste contexto, busca-se algumas alternativas de atuação no mercado que proporcione ao pequeno produtor/empreendedor maior sustentabilidade de negócio para melhoria de sua realidade. Para solução deste problema se tem a aplicação de métodos de economia solidária, a exemplo da dinâmica cooperativista como alternativa ao modelo atual de competição. Nesse contexto o objetivo principal será aplicar uma metodologia de ensino do modelo cooperativista como alternativa ao padrão capitalista atual para atuação dos alunos do curso técnico em agropecuária no mercado de trabalho, outros objetivos são abordar a temática da consciência de classe, investigar a capacidade de compreensão dos discentes sobre seu contexto social e elaborar uma sequência didática para aplicação dos conteúdos sobre o sistema cooperativista. Serão realizados, além de levantamento bibliográfico, entrevistas semi-estruturadas para diagnóstico do grau de entendimento dos discentes sobre o tema do cooperativismo e identificação do público participante da pesquisa, esta pesquisa será de cunho qualitativo através da metodologia de pesquisa ação, com a utilização de metodologias ativas para aplicação da metodologia proposta e seguirá a linha de pesquisa de práticas educativas aos discentes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20552_TB6968_20112023212159.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACÁCIO BENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ACÁCIO"
    "autor_email" => "acaciobento1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A sociedade brasileira é caracterizada pelo grau de desigualdade entre as classes, sendo refletido tanto no âmbito educacional, quanto no profissional. Tamanha dualidade é encontrada em todos os resultados econômicos e sociais do Brasil e no seu ciclo de subdesenvolvimento. O modelo capitalista impede os pequenos produtores/empreendedores desenvolverem seus negócios, que por sinal tem alto grau de falência. Boa parte deste problema é a competição desleal existente no contexto do mercado brasileiro, onde os grandes conseguem escalar produção e reduzir custos encarando as barreiras de mercado, como competição abrupta e altos impostos de forma mais tranquila que os pequenos, que muitas vezes se quer conseguem pagar suas contas básicas. Dentro deste contexto, busca-se algumas alternativas de atuação no mercado que proporcione ao pequeno produtor/empreendedor maior sustentabilidade de negócio para melhoria de sua realidade. Para solução deste problema se tem a aplicação de métodos de economia solidária, a exemplo da dinâmica cooperativista como alternativa ao modelo atual de competição. Nesse contexto o objetivo principal será aplicar uma metodologia de ensino do modelo cooperativista como alternativa ao padrão capitalista atual para atuação dos alunos do curso técnico em agropecuária no mercado de trabalho, outros objetivos são abordar a temática da consciência de classe, investigar a capacidade de compreensão dos discentes sobre seu contexto social e elaborar uma sequência didática para aplicação dos conteúdos sobre o sistema cooperativista. Serão realizados, além de levantamento bibliográfico, entrevistas semi-estruturadas para diagnóstico do grau de entendimento dos discentes sobre o tema do cooperativismo e identificação do público participante da pesquisa, esta pesquisa será de cunho qualitativo através da metodologia de pesquisa ação, com a utilização de metodologias ativas para aplicação da metodologia proposta e seguirá a linha de pesquisa de práticas educativas aos discentes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.