Atualmente, o termo DNA ganhou tamanha abrangência que atrai os noticiários. E abordar esse tema de forma contextualizada é um grande desafio, pois se sabe que o ensino-aprendizagem é importante quando se tem a união da teoria com a prática. Com isso, o objetivo deste trabalho foi demonstrar para os alunos como podemos extrair e identificar o DNA vegetal da A. vera. O presente trabalho foi desenvolvido com 27 alunos do Centro de Ensino Aprender em Porto Velho-RO com uma turma do nono ano do ensino fundamental II. O trabalho foi desenvolvido e dividido em quatro etapas, sendo a primeira etapa consistindo na aplicação do pré-teste; na segunda etapa, os alunos tiveram aulas teóricas com auxílio de recursos multimídias, onde foi verificado o conceito, a importância cosmética e medicinal da babosa; na terceira etapa, os alunos aprenderam a extrair o DNA vegetal conforme demonstrado na aula teórica e na quarta e última etapa houve a aplicação do pós-teste. A aplicação do pré e pós-teste teve como objetivo descobrir o que os alunos sabiam e aprenderam sobre o conteúdo de extração de DNA. A ausência de práticas relacionadas aos conteúdos teóricos no ensino de Ciências muitas vezes promove no aluno insatisfação e desmotivação gerando obstáculos na aprendizagem. Os resultados obtidos com esse trabalho foram satisfatórios, onde foi possível extrair e visualizar o DNA da A. vera por meio de um protocolo simples e adaptado. Faz-se necessário um maior planejamento e um novo olhar para mais aulas práticas na área da Biologia, pois existem conteúdos que podem assimilar teoria e práticas básicas que podem ser aplicadas em sala de aula, ou até mesmo ao ar livre.