A pandemia de COVID-19 impactou com modificações no cotidiano das pessoas pelo mundo, em decorrência das medidas de distanciamento social que visa conter o avanço da doença e o colapso dos sistemas de saúde. No estado do Amazonas e, assim como em outros Estados do Brasil, as medidas sanitárias decretadas pela OMS e o Governo provocaram o fechamento das atividades não essenciais e de vários serviços públicos e privados. Assim, este resumo teve como objetivo analisar as práticas docentes enfatizando as estratégias didáticas adotadas pelos educadores no ensino de Ciências e Biologia através da modalidade de ensino adotada pelos órgãos educacionais na qual ocorreu a migração do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os participantes da pesquisa foram os professores de Ciências e Biologia que lecionaram a disciplina no período de isolamento social na rede estadual e municipal de ensino do munícipio de Humaitá durante o período compreendido entre 2020 e 2021, procurando analisar quais foram os desafios e/ou obstáculos enfrentados dentro da realidade das aulas remotas no contexto amazônico. A pesquisa foi tratada através de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo agregando os aspectos qualitativos e quantitativos, articulando-se pelo viés da abordagem da dialética. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário semiestruturado e os dados foram interpretados e categorizados pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostraram as seguintes evidências: dificuldades dos alunos na aprendizagem em relação a leitura e interpretação nos conteúdos relacionados à saúde (sistemas e corpo humano) e meio ambiente (interações ecológicas). Dessa forma, os professores de Ciências e Biologia tiveram que se adaptar nas novas tecnologias, transformando-se e superando-se em meios aos desafios do ensino. Contudo, se torna urgente e emergente estabelecer metas para um novo processo de construção de conhecimento a fim de proporcionar para os alunos uma forma igualitária no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, ações e políticas públicas educacionais são importantes para que atividades e/ou projetos inovadores possam de fato promover uma educação acessível e de equidade em qualquer lugar do país.