MODELAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98077 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4555 "inscrito_id" => 17143 "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo aborda a Modelagem Matemática na resolução de problemas no 9º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, destaca-se que a Matemática é frequentemente percebida pelos estudantes como algo abstrato e desconectado da vida cotidiana, o que dificulta o processo de aprendizagem. Assim, é objetivo deste estudo compreender como a Modelagem Matemática na resolução de problemas matemáticos pode conectar o estudante do 9º ano com questões da vida cotidiana. A Modelagem Matemática apresenta-se como uma abordagem promissora para superar essa dificuldade, podendo oferecer aos estudantes um aprendizado significativo. No 9º ano, é fundamental criar um ambiente de aprendizagem que estimule o pensamento crítico e a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais, por isso entendemos que a Modelagem Matemática se apresenta como uma ferramenta capaz de despertar o interesse dos estudantes ao trazer problemas autênticos e contextualizados para a sala de aula. O artigo explora as bases teóricas que sustentam a modelagem matemática, como o construtivismo, a abordagem de Polya, a teoria sociocultural e os princípios do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM). Ao adotar a Modelagem Matemática como parte do currículo no 9º ano, permitiu aos estudantes desenvolver habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico e a resolução de problemas complexos, além de competências socioemocionais, como o trabalho em equipe e a comunicação matemática A Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes do 9º ano a partir da resolução de problemas se mostrou uma abordagem capaz de estimular o interesse dos estudantes, proporcionando a aplicação prática dos conceitos matemáticos em situações reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17143_TB4555_04102023202350.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ BRUNO OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jboliveirasilva2001@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98077 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4555 "inscrito_id" => 17143 "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo aborda a Modelagem Matemática na resolução de problemas no 9º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, destaca-se que a Matemática é frequentemente percebida pelos estudantes como algo abstrato e desconectado da vida cotidiana, o que dificulta o processo de aprendizagem. Assim, é objetivo deste estudo compreender como a Modelagem Matemática na resolução de problemas matemáticos pode conectar o estudante do 9º ano com questões da vida cotidiana. A Modelagem Matemática apresenta-se como uma abordagem promissora para superar essa dificuldade, podendo oferecer aos estudantes um aprendizado significativo. No 9º ano, é fundamental criar um ambiente de aprendizagem que estimule o pensamento crítico e a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais, por isso entendemos que a Modelagem Matemática se apresenta como uma ferramenta capaz de despertar o interesse dos estudantes ao trazer problemas autênticos e contextualizados para a sala de aula. O artigo explora as bases teóricas que sustentam a modelagem matemática, como o construtivismo, a abordagem de Polya, a teoria sociocultural e os princípios do National Council of Teachers of Mathematics (NCTM). Ao adotar a Modelagem Matemática como parte do currículo no 9º ano, permitiu aos estudantes desenvolver habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico e a resolução de problemas complexos, além de competências socioemocionais, como o trabalho em equipe e a comunicação matemática A Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes do 9º ano a partir da resolução de problemas se mostrou uma abordagem capaz de estimular o interesse dos estudantes, proporcionando a aplicação prática dos conceitos matemáticos em situações reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17143_TB4555_04102023202350.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ BRUNO OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jboliveirasilva2001@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }