O presente trabalho visa apresentar a importância de ensinar o vocabulário matemático de forma adequada, a qual influência na compreensão dos conceitos matemáticos, e consequentemente auxilia na assimilação e na resolução de problemas. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico, do pensamento crítico, pois, os termos passam a ser empregados da forma correta. A pesquisa se desenvolveu com a análise bibliográfica de trabalhos acerca do tema, tendo como embasamento teórico, autores como Gerard Vergnaud, David Ausubel, bem como as teorias da aprendizagem. Este artigo tem como objetivo compreender o uso adequado da linguagem e do vocabulário matemático que podem influenciar na compreensão e assimilação dos conceitos matemáticos, bem como, investigar a abordagem matemática nas escolas de ensino básico, identificando métodos que auxiliem em uma aprendizagem eficaz. O presente estudo utiliza a técnica de análise de conteúdo em pesquisas qualitativas, sob a teoria desenvolvida por Bardin. Quando os alunos aprendem o significado dos termos matemáticos, eles entendem melhor as ideias que estão sendo apresentadas. Na resolução de problemas, compreender os termos proporciona aos alunos o domínio das informações que lhes são fornecidas, isso permite a identificação do raciocínio correto para utilização de determinada situação. Esse trabalho visa compartilhar os resultados encontrados com professores de matemática da educação básica, e contribuir para um melhor desenvolvimento das aulas.