USO DO GEOPLANO NAS AULAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES NA BDTD (2017-2022)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99990 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7036 "inscrito_id" => 13553 "titulo" => "USO DO GEOPLANO NAS AULAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES NA BDTD (2017-2022)" "resumo" => "O Geoplano é uma ferramenta pedagógica para o ensino de geometria no contexto educacional. Trata-se de um instrumento didático composto por uma placa quadrada, retangular ou circular com furos equidistantes e elásticos coloridos ou presilhas para fixá-los. Esse recurso permite aos alunos explorar e compreender diversos conceitos geométricos de maneira prática e visualmente atrativa. Assim, objetiva-se, nessa pesquisa, apresentar um levantamento bibliográfico de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que investigaram o uso do Geoplano (físico ou virtual) nas aulas de geometria. A metodologia utilizada foi a busca na plataforma da BDTD utilizando termos como “Geoplano”, “geometria plana”, “ensino de geometria” e suas variações. A revisão da literatura permitiu identificar um total de 12 dissertações e teses que abordaram essa temática. O referencial teórico abrangeu conceitos relacionados ao ensino de geometria, o papel dos recursos didáticos e a importância do Geoplano como ferramenta para promover a compreensão conceitual e o desenvolvimento de habilidades geométricas. Os resultados indicaram que o Geoplano é utilizado em diferentes níveis de ensino, desde o fundamental até o médio, e abrange diversas temáticas, como construção de figuras geométricas, resolução de problemas e exploração de conceitos de área e perímetro. As pesquisas evidenciaram que o uso do Geoplano nas aulas de geometria contribuiu para uma melhoria na compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades espaciais dos estudantes. As considerações finais ressaltam a importância do Geoplano como recurso didático eficaz e sugerem a sua integração no currículo escolar, assim como a necessidade de formação adequada para os professores. Essas pesquisas fornecem subsídios relevantes para a prática docente, destacando a importância do uso do Geoplano no ensino de geometria e oferecendo diretrizes para pesquisas futuras nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13553_TB7036_04102023234615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANNE D ARC DE OLIVEIRA PASSOS" "autor_nome_curto" => "JEANNE PASSOS" "autor_email" => "jeannepassos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99990 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7036 "inscrito_id" => 13553 "titulo" => "USO DO GEOPLANO NAS AULAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES NA BDTD (2017-2022)" "resumo" => "O Geoplano é uma ferramenta pedagógica para o ensino de geometria no contexto educacional. Trata-se de um instrumento didático composto por uma placa quadrada, retangular ou circular com furos equidistantes e elásticos coloridos ou presilhas para fixá-los. Esse recurso permite aos alunos explorar e compreender diversos conceitos geométricos de maneira prática e visualmente atrativa. Assim, objetiva-se, nessa pesquisa, apresentar um levantamento bibliográfico de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que investigaram o uso do Geoplano (físico ou virtual) nas aulas de geometria. A metodologia utilizada foi a busca na plataforma da BDTD utilizando termos como “Geoplano”, “geometria plana”, “ensino de geometria” e suas variações. A revisão da literatura permitiu identificar um total de 12 dissertações e teses que abordaram essa temática. O referencial teórico abrangeu conceitos relacionados ao ensino de geometria, o papel dos recursos didáticos e a importância do Geoplano como ferramenta para promover a compreensão conceitual e o desenvolvimento de habilidades geométricas. Os resultados indicaram que o Geoplano é utilizado em diferentes níveis de ensino, desde o fundamental até o médio, e abrange diversas temáticas, como construção de figuras geométricas, resolução de problemas e exploração de conceitos de área e perímetro. As pesquisas evidenciaram que o uso do Geoplano nas aulas de geometria contribuiu para uma melhoria na compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades espaciais dos estudantes. As considerações finais ressaltam a importância do Geoplano como recurso didático eficaz e sugerem a sua integração no currículo escolar, assim como a necessidade de formação adequada para os professores. Essas pesquisas fornecem subsídios relevantes para a prática docente, destacando a importância do uso do Geoplano no ensino de geometria e oferecendo diretrizes para pesquisas futuras nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13553_TB7036_04102023234615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANNE D ARC DE OLIVEIRA PASSOS" "autor_nome_curto" => "JEANNE PASSOS" "autor_email" => "jeannepassos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }