Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO GEOPLANO NAS AULAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES NA BDTD (2017-2022)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99990
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7036
    "inscrito_id" => 13553
    "titulo" => "USO DO GEOPLANO NAS AULAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES NA BDTD (2017-2022)"
    "resumo" => "O Geoplano é uma ferramenta pedagógica para o ensino de geometria no contexto educacional. Trata-se de um instrumento didático composto por uma placa quadrada, retangular ou circular com furos equidistantes e elásticos coloridos ou presilhas para fixá-los. Esse recurso permite aos alunos explorar e compreender diversos conceitos geométricos de maneira prática e visualmente atrativa. Assim, objetiva-se, nessa pesquisa, apresentar um levantamento bibliográfico de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que investigaram o uso do Geoplano (físico ou virtual) nas aulas de geometria. A metodologia utilizada foi a busca na plataforma da BDTD utilizando termos como “Geoplano”, “geometria plana”, “ensino de geometria” e suas variações. A revisão da literatura permitiu identificar um total de 12 dissertações e teses que abordaram essa temática. O referencial teórico abrangeu conceitos relacionados ao ensino de geometria, o papel dos recursos didáticos e a importância do Geoplano como ferramenta para promover a compreensão conceitual e o desenvolvimento de habilidades geométricas. Os resultados indicaram que o Geoplano é utilizado em diferentes níveis de ensino, desde o fundamental até o médio, e abrange diversas temáticas, como construção de figuras geométricas, resolução de problemas e exploração de conceitos de área e perímetro. As pesquisas evidenciaram que o uso do Geoplano nas aulas de geometria contribuiu para uma melhoria na compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades espaciais dos estudantes. As considerações finais ressaltam a importância do Geoplano como recurso didático eficaz e sugerem a sua integração no currículo escolar, assim como a necessidade de formação adequada para os professores. Essas pesquisas fornecem subsídios relevantes para a prática docente, destacando a importância do uso do Geoplano no ensino de geometria e oferecendo diretrizes para pesquisas futuras nessa área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13553_TB7036_04102023234615.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANNE D ARC DE OLIVEIRA PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "JEANNE PASSOS"
    "autor_email" => "jeannepassos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99990
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7036
    "inscrito_id" => 13553
    "titulo" => "USO DO GEOPLANO NAS AULAS DE GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES NA BDTD (2017-2022)"
    "resumo" => "O Geoplano é uma ferramenta pedagógica para o ensino de geometria no contexto educacional. Trata-se de um instrumento didático composto por uma placa quadrada, retangular ou circular com furos equidistantes e elásticos coloridos ou presilhas para fixá-los. Esse recurso permite aos alunos explorar e compreender diversos conceitos geométricos de maneira prática e visualmente atrativa. Assim, objetiva-se, nessa pesquisa, apresentar um levantamento bibliográfico de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que investigaram o uso do Geoplano (físico ou virtual) nas aulas de geometria. A metodologia utilizada foi a busca na plataforma da BDTD utilizando termos como “Geoplano”, “geometria plana”, “ensino de geometria” e suas variações. A revisão da literatura permitiu identificar um total de 12 dissertações e teses que abordaram essa temática. O referencial teórico abrangeu conceitos relacionados ao ensino de geometria, o papel dos recursos didáticos e a importância do Geoplano como ferramenta para promover a compreensão conceitual e o desenvolvimento de habilidades geométricas. Os resultados indicaram que o Geoplano é utilizado em diferentes níveis de ensino, desde o fundamental até o médio, e abrange diversas temáticas, como construção de figuras geométricas, resolução de problemas e exploração de conceitos de área e perímetro. As pesquisas evidenciaram que o uso do Geoplano nas aulas de geometria contribuiu para uma melhoria na compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades espaciais dos estudantes. As considerações finais ressaltam a importância do Geoplano como recurso didático eficaz e sugerem a sua integração no currículo escolar, assim como a necessidade de formação adequada para os professores. Essas pesquisas fornecem subsídios relevantes para a prática docente, destacando a importância do uso do Geoplano no ensino de geometria e oferecendo diretrizes para pesquisas futuras nessa área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13553_TB7036_04102023234615.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANNE D ARC DE OLIVEIRA PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "JEANNE PASSOS"
    "autor_email" => "jeannepassos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Geoplano é uma ferramenta pedagógica para o ensino de geometria no contexto educacional. Trata-se de um instrumento didático composto por uma placa quadrada, retangular ou circular com furos equidistantes e elásticos coloridos ou presilhas para fixá-los. Esse recurso permite aos alunos explorar e compreender diversos conceitos geométricos de maneira prática e visualmente atrativa. Assim, objetiva-se, nessa pesquisa, apresentar um levantamento bibliográfico de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que investigaram o uso do Geoplano (físico ou virtual) nas aulas de geometria. A metodologia utilizada foi a busca na plataforma da BDTD utilizando termos como “Geoplano”, “geometria plana”, “ensino de geometria” e suas variações. A revisão da literatura permitiu identificar um total de 12 dissertações e teses que abordaram essa temática. O referencial teórico abrangeu conceitos relacionados ao ensino de geometria, o papel dos recursos didáticos e a importância do Geoplano como ferramenta para promover a compreensão conceitual e o desenvolvimento de habilidades geométricas. Os resultados indicaram que o Geoplano é utilizado em diferentes níveis de ensino, desde o fundamental até o médio, e abrange diversas temáticas, como construção de figuras geométricas, resolução de problemas e exploração de conceitos de área e perímetro. As pesquisas evidenciaram que o uso do Geoplano nas aulas de geometria contribuiu para uma melhoria na compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades espaciais dos estudantes. As considerações finais ressaltam a importância do Geoplano como recurso didático eficaz e sugerem a sua integração no currículo escolar, assim como a necessidade de formação adequada para os professores. Essas pesquisas fornecem subsídios relevantes para a prática docente, destacando a importância do uso do Geoplano no ensino de geometria e oferecendo diretrizes para pesquisas futuras nessa área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.