Este trabalho tem como escopo abordar a criação e a imaginação na perspectiva de Lev Semionovitch Vigotski, buscando em seus conceitos contribuições para se pensar uma Educação Infantil que priorize e possibilite experiências autorais e significativas para e com as crianças. Para um melhor entendimento de como Vigotski se constituiu enquanto teórico e construiu seu campo de conhecimento será apresentado seu contexto histórico, econômico e social, pois como destacam as autoras Prestes e Tunes (2009) a ciência é uma construção humana que se concebe em um tempo e espaço especifico. Também serão abordados aspectos de sua teoria e método de análise no horizonte da teoria Histórico-Cultural, visto que este campo teórico traz para a área científica a atenção para os papéis fundamentais da história e da cultura no desenvolvimento do homem e problematizam o que é biológico e o que é social no desenvolvimento humano. Para alcançar a finalidade deste trabalho, foram analisados dois capítulos do livro Imaginação e Criação na Infância de autoria de Lev Semionovitch Vigotski, traduzidos pelas professoras Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. Os capítulos trabalhados do livro foram: Criação e imaginação e O mecanismo da imaginação criativa. Ao expor como Vigotski abordou, sistematizou e demonstrou sua concepção de imaginação e criação é possível pensar em outros caminhos e possibilidades na educação de crianças pequenas.